A abertura dos Jogos Escolares de Alagoas (JEAL) 2022, considerado o maior no cenário do desporto escolar, será nesta segunda-feira (25), às 15h, no Ginásio Poliesportivo Lautheney Perdigão, o antigo Ginásio do Sesi, no Trapiche. O evento é promovido e organizado pela Federação Alagoana de Esportes Colegiais (Faec) e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Mais de 3.600 estudantes-atletas de escolas públicas e particulares de Alagoas estarão disputando vagas para representar o estado em pelo menos dois eventos nacionais: os Jogos da Juventude, que acontece em setembro na cidade de Aracaju e é voltado para os participantes com idade de 15 a 17 anos, e também para os Jogos Escolares Brasileiros, o JEBs, uma das grandes vitrines do esporte nacional, que este ano será disputado no Rio de Janeiro, no mês de novembro, entre estudantes-atletas com idades entre 12 e 14 anos.
“A expectativa é enorme porque é a primeira edição totalmente aberta pós pandemia. Os nossos estudantes-atletas aguardaram muito pela retomada desse momento que representa, para a grande maioria, o sonho de mudar de vida através do esporte. A Faec estimula, incentiva e apoia a prática esportiva dentro do ambiente escolar. Nós acreditamos que a vivência no esporte é capaz de mudar a realidade de muitas crianças e adolescentes”, disse Irã Cândido, presidente da Faec.
O JEAL traz algumas novidades nessa edição, uma delas é o alojamento dos estudantes-atletas, que em anos anteriores ficavam hospedados nas acomodações do Estádio Rei Pelé. Esse ano, a Faec se empenhou para dar ainda mais conforto e garantiu hospedagem em hotéis da capital para todos os participantes da competição, dos estudantes à equipe técnica.
Os locais de provas de cada modalidade foram divulgados pela Faec e a relação pode ser consultada no site da Federação, no endereço www.faec.cbde.org.br.
Fonte: Assessoria