19 de dezembro de 2022 5:29 por Da Redação
Há um dia da votação que vai eleger o governador do estado, o candidato Paulo Dantas (MDB), que busca a reeleição, lidera a corrida eleitoral com 45% dos votos válidos. Esse índice estabelece uma diferença de 22% em relação ao segundo colocado, Rodrigo Cunha (UB), que aparece com 23%.
O terceiro lugar é empate técnico entre Rui Palmeira (PSD), com 16%, e Fernando Collor, que tem 14%.
O quarto lugar é, também, empate técnico entre os candidatos Cícero Albuquerque (Psol) e Luciano Almeida (PRTB), com 1% cada.
Realizada pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), a pesquisa mostra que, no segundo turno, não haverá mudança. Se chegar lá, Fernando Collor perde em todas as simulações.
A tendência, caso os números se confirmem, é a derrota de Collor indicando o final melancólico da sua carreira política.
Vitória no 1º Turno
O núcleo duro da campanha de Paulo Dantas aposta que ainda poderá vencer a eleição no primeiro turno. Uma fonte revelou ao 082notícias ter dados que indicam o crescimento da campanha no momento certo, os últimos dias, e que o que vem acontecendo é o que a equipe denominou de “onda Paulo Dantas/Lula”, diante da popularidade do ex-presidente no Nordeste.
A vitória de Renan Filho (MDB) para o Senado Federal, praticamente sem concorrente, ajudou na campanha de Paulo Dantas.
Lula à frente
A pesquisa do Ipec também ouviu os alagoanos sobre candidaturas à Presidência da República. O ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa no estado, com 62%, contra 29% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Encomendada pela TV Gazeta, a pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 28 e 30 de setembro em 35 municípios alagoanos. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AL-04283/2022.