O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promove mais uma feira agroecológica na Praça Deodoro, no Centro de Maceió. A iniciativa acontece nesta terça-feira (21), a partir das 8h.
Uma novidade será a realização de oficinas de aproveitamento integral de alimentos. A primeira acontecerá às 10h (receita de cocada de manga com casca), e a outra às 13h30 (receita de caldo com caroço de jaca), cada uma com 15 vagas (inscreva-se aqui). Se as vagas com servidores não forem preenchidas, serão abertas inscrições para o público externo. A iniciativa é uma parceria entre TJAL e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Na feira, estarão disponíveis para venda frutas, hortaliças, doces e geleias, pães, biscoitos, panetones, mel e bolos. Também será disponibilizada a venda de tapioca. Todas as mercadorias são trazidas por cooperativas de pequenos produtores familiares.
A ação é promovida pelo Núcleo Socioambiental e pela Comissão Ambiental do TJAL, via Eco Rede da Justiça, que também envolve outros Tribunais. Participam ainda a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) e a Cooperativa Financeira Sicredi.
Confira alguns dos produtos vendidos na feira:
> Pães: de batata doce, inhame, macaxeira, abóbora, macaxeira com ervas finas, cenoura com parmesão, chocolate com ameixas, baguete francesa, recife, fatias húngaras, tranças doces com canela e açúcar.
> Biscoitos e chips: biscoito de batata doce com noz moscada, broa de milho com erva doce ou com goiabada; chips de banana, inhame e batata doce.
> Panetones e bolos: panetone nordestino com carne seca, de abacaxi e de goiabada; bolo de macaxeira, macaxeira com abacaxi e massa puba.
> Doces e Geleias: pé de moleque, beiju, doce de caju, doce de jaca, doce de mamão, nego bom, óleo de coco, mel, geleia de abacaxi com pimenta e geleia de manga com maracujá.
> Hortaliças: couve-manteiga, coentro, cebolinha, manjericão, pimenta, alface e abóbora.
> Frutas: açaí, banana prata, banana nanica, laranja lima, melancia, araçá e jambo.
Fonte: TJAL