
Por Assessoria
O Instituto Lenira Tenório, organização da sociedade civil dedicada à promoção da cultura e da cidadania, realizará a “1ª Feira de Doação de Livros de Murici”, uma das etapas do projeto “Livro na mão”, campanha de incentivo à leitura do ILT. O evento – que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Murici, por meio da Secretaria Municipal de Turismo – será aberto ao público e ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 14 de março, das 09h às 16h, na Biblioteca do SESI, no bairro do Campo Grande (defronte à Escola Pedro Tenório Raposo e ao lado do Caldo de Cana do Cicinho). Serão distribuídos mais de 400 livros, entre novos e usados, de diversas áreas do conhecimento, tais como poesia, história, crônica, romance, biografia, conto e teatro, dentre outras.
Segundo o diretor jurídico do ILT, o advogado Diógenes Tenório – que também é escritor e membro da Academia Alagoana de Letras –, o grande objetivo da feira é incentivar a leitura e o contato com os livros no município de Murici, especialmente entre os estudantes das escolas públicas e aqueles residentes em comunidades de maior vulnerabilidade social. “Queremos criar um círculo virtuoso, incentivando cada leitor a passar adiante o livro que leu, e a pegar outro que tenha sido lido por outra pessoa. Desse modo, diversos livros serão lidos por diversos leitores, disseminando o conhecimento e a intimidade com a leitura”, explica Diógenes, que relembra uma frase do filósofo Leandro Karnal: “Ler é permitir-se ser mais”.
O Secretário de Turismo de Murici, Marcos Aurélio Correia, um dos apoiadores do evento, classifica a iniciativa como de grande importância para a juventude da cidade. “As pesquisas apontam que as pessoas estão lendo cada vez menos, enquanto tem aumentado o número dos que usam o seu tempo livre apenas para navegar na internet. Esse projeto do ILT contribuirá para melhorar esse índice entre os nossos estudantes, certamente afastando-os das drogas e da criminalidade”, afirmou.
A feira não é destinada somente aos jovens e estudantes: qualquer pessoa que goste de livros e de leitura poderá comparecer ao local, pegar o seu exemplar e levá-lo para casa. A sugestão é que os livros passem de mão em mão, que as pessoas conversem sobre o que leram, que a leitura passe a fazer parte do dia a dia de muitos. “Quem sabe não surgirá um clube do livro ou uma biblioteca comunitária a partir dessa iniciativa?”, sugere Diógenes. A idéia está lançada, principalmente para os professores de literatura, de redação e de lı́ngua portuguesa das escolas de Murici. Aguardemos o que virá.
Programação:
Data: 15 de março de 2025 (sexta-feira).
Local: Biblioteca do SESI (defronte à Escola PTR, ao lado do Caldo de Cana do Cicinho).
Horário: Das 10h às 16h.