A Unidade Popular (UP) oficializou, na noite desta terça-feira (21), a candidatura da jornalista e ativista social Lenilda Luna ao Governo de Alagoas durante convenção realizada no auditório do Sindicato dos Bancários. O partido também confirmou o psicólogo Jardel Queiroz como candidato a vice-governador e o professor e jornalista Alexandre Fleming na disputa por uma vaga no Senado. O encontro homologou ainda as candidaturas da legenda à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.
Em discurso aos filiados, Lenilda Luna afirmou que a campanha terá como foco a defesa do socialismo e o enfrentamento às estruturas tradicionais de poder no estado.
“A luta que a gente trava é a luta pelo socialismo. O sistema capitalista não é eterno e a nossa luta aponta para uma sociedade sem explorados e sem exploradores. Não podemos ficar amarrados nem rendidos às famílias que mandam no poder de Alagoas. Para dialogar com o nosso povo com autonomia, precisamos construir instrumentos que são nossos”, declarou.
Entre as propostas apresentadas pela legenda estão o combate às desigualdades sociais, fortalecimento dos serviços públicos, defesa da reforma agrária, ampliação de políticas de moradia, investimentos em educação pública, passe livre no transporte coletivo, além de medidas voltadas à proteção dos direitos das mulheres e da diversidade.
A UP também reafirmou apoio às famílias atingidas pelo afundamento do solo provocado pela mineração de sal-gema em Maceió. O partido defende indenizações integrais às vítimas, responsabilização dos envolvidos e a estatização da mineração e da gestão dos recursos minerais como forma de ampliar o controle público sobre a atividade.
Aos 59 anos, Lenilda Luna é jornalista, radialista, pedagoga e servidora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com trajetória em movimentos sociais, sindicais e populares, integrou a direção da Rádio e TV Educativa de Alagoas e atualmente milita na Unidade Popular, no Movimento Luta de Classes (MLC) e no Movimento de Mulheres Olga Benario. Em 2024, disputou a Prefeitura de Maceió.






0 comentários