terça-feira, 11 agosto 2026
Chuva leve
Maceió
24°C
Chuva leve
Chuva leve
Maceió
24°C
Chuva leve

Documentário marca centenário de Fidel Castro e debate legado da Revolução Cubana

por | 11 ago, 2026

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

O centenário de nascimento de Fidel Castro será marcado pelo lançamento de um novo documentário sobre a trajetória e o legado do líder histórico da Revolução Cubana. Produzido pelo Brasil de Fato, Queimar os Céus: Fidel e Cuba Socialista estreia gratuitamente nesta quinta-feira (13), no canal do veículo no YouTube.

Nascido em 13 de agosto de 1926, Fidel Castro morreu em novembro de 2016, aos 90 anos. O documentário, produzido pelos jornalistas Igor Carvalho e Rodrigo Chagas, propõe uma análise de suas ideias a partir dos desafios enfrentados atualmente por Cuba.

Entre os entrevistados está o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, que relata experiências pessoais com Fidel e aborda a permanência de conceitos associados ao ex-presidente no contexto atual. Um dos temas destacados é a chamada “resistência criativa”, apresentada como uma estratégia que combina enfrentamento das dificuldades com investimentos em ciência, inovação e desenvolvimento.

A produção também conta com depoimentos de Aleida Guevara, médica pediatra e filha do guerrilheiro Ernesto Che Guevara, e da deputada Mariela Castro, filha do ex-presidente Raúl Castro e sobrinha de Fidel.

Aleida Guevara fala sobre os primeiros anos da Revolução Cubana e sobre a relação política e pessoal entre Che Guevara e Fidel. Mariela Castro, por sua vez, aborda mudanças sociais ocorridas em Cuba ao longo das décadas e políticas relacionadas à ampliação de direitos.

Crise econômica e busca por alternativas

O filme também direciona o olhar para os problemas contemporâneos enfrentados pela população cubana. A crise econômica, a falta de combustíveis e os recorrentes apagões aparecem como elementos centrais da narrativa.

A produção relaciona essas dificuldades ao agravamento das sanções e do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos e procura mostrar como setores da sociedade cubana tentam encontrar alternativas para enfrentar o cenário.

Educação, ciência, agricultura, energia e cultura estão entre as áreas abordadas. O documentário apresenta experiências que vão da campanha de alfabetização realizada após a Revolução à criação de estruturas científicas voltadas ao desenvolvimento de medicamentos e vacinas.

A produção também mostra iniciativas ligadas à agricultura, à segurança alimentar e à expansão de fontes de energia solar.

Referência musical

O título Queimar os Céus foi inspirado na música La Era Está Pariendo un Corazón, do cantor e compositor cubano Silvio Rodríguez. A referência, segundo a proposta apresentada pelo filme, está relacionada à busca por novas possibilidades diante de obstáculos considerados difíceis de superar.

Com diferentes gerações e áreas de atuação representadas, o documentário procura discutir não apenas a trajetória de Fidel Castro, mas também de que maneira ideias e experiências associadas à Revolução Cubana permanecem presentes no debate sobre os rumos do país.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *