terça-feira, 23 junho 2026
Nuvens dispersas
Maceió
25°C
Nuvens dispersas
Nuvens dispersas
Maceió
25°C
Nuvens dispersas

Nutricionista alerta: “o aumento da temperatura exige cuidados redobrados com alimentos perecíveis”

por | 25 out, 2025

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Foto: Agência Alagoas

Em meio ao aumento das temperaturas em Alagoas, a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) Luana Souza enfatiza que os cuidados com alimentos perecíveis devem ser reforçados a fim de prevenir riscos à saúde. Ela explica que “é prudente evitar alimentos perecíveis, que podem estragar facilmente no calor, como maionese, laticínios e carnes expostas”.

Segundo ela, o calor favorece a multiplicação de microrganismos que podem causar intoxicação alimentar, o que torna indispensável atentar-se à qualidade dos alimentos desde o momento da compra até o consumo. “A falta de atenção e cuidados com os alimentos nesta época contribui para a rápida contaminação dos mesmos”, destaca a profissional.

Entre as recomendações práticas estão: verificar o aspecto físico dos produtos frescos, armazenar carnes, laticínios e alimentos prontos em recipientes adequados e na temperatura correta, e evitar deixar alimentos cozidos em temperatura ambiente por mais de duas horas.

Foto: Agência Alagoas

A nutricionista também reforça a importância de uma alimentação mais leve no verão, privilegiando frutas, legumes e alimentos de fácil digestão, além de evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e frituras.

Com essas medidas, a recomendação é clara: “redobrar” os cuidados com higienização, armazenamento e preparo de alimentos perecíveis é essencial para garantir a segurança alimentar e preservar a saúde da população durante os meses mais quentes.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *