terça-feira, 13 outubro 2026
Céu limpo
Maceió
24°C
Céu limpo
Céu limpo
Maceió
24°C
Céu limpo

Urna não desbloqueia candidato secreto se eleitor pressionar as teclas “5”, “Branco” e “Corrige”

por | 22 out, 2022

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Reprodução

Circula no Instagram uma imagem duvidosa sugerindo aos eleitores que seria possível liberar a função de votar em um suposto “candidato secreto” na urna eletrônica. De acordo com o boato, para “desbloquear” a votação em um ex-presidente da República que não é candidato ao cargo nas Eleições Gerais de 2022, seria necessário apertar a tecla “5” durante cinco segundos. Depois desse intervalo, o rumor orienta o eleitorado a pressionar simultaneamente os botões “Branco” e “Corrige” para disponibilizar a funcionalidade.

Fato ou Boato?

Não há a possibilidade de liberar a votação para nenhum “candidato secreto” nas eleições. Isso porque todas as pessoas que concorrerão a cargos eletivos devem apresentar o registro de candidatura à Justiça Eleitoral, que disponibiliza as informações publicamente na página DivulgaCandContas.

Teclado da urna não identifica o comando

Do ponto de vista técnico, é importante saber que o comando não existe e, por isso, não é identificado pelo teclado da urna. Não há diferenciação quanto ao tempo em que o botão é pressionado, nem repetição da tecla, mesmo que a eleitora ou o eleitor a mantenha pressionada.

A mesma regra vale na segunda instrução relatada pela peça desinformativa. Se o eleitor apertar um segundo botão enquanto o primeiro é pressionado, simplesmente não há o envio da mensagem da tecla.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *