domingo, 17 maio 2026
Céu limpo
Maceió
23°C
Céu limpo
Céu limpo
Maceió
23°C
Céu limpo

Cartilha gratuita apresenta patrimônio cultural do Centro de Maceió para crianças e educadores

por | 17 maio, 2026

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Professores, gestores escolares e interessados em educação patrimonial já podem acessar gratuitamente a cartilha digital “Nosso Patrimônio Cultural: Centro de Maceió”, material educativo voltado à valorização da história e da memória cultural da capital alagoana.

Produzida com linguagem lúdica e direcionada especialmente a estudantes do 5º ao 7º ano do ensino fundamental, a publicação apresenta referências culturais do Centro de Maceió por meio de diálogos entre as personagens Minhoca Xinoca e sua amiga Jurema.

Ao longo da cartilha, crianças e educadores são convidados a conhecer 15 referências históricas e culturais da região central da cidade, entre igrejas, praças, edifícios históricos, tradições populares e ofícios que ajudam a contar a memória da capital. Entre os espaços destacados está o Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, instalado no histórico Sobrado do Barão de Jaraguá.

Além de apresentar o patrimônio material e imaterial da cidade, o material busca estimular o sentimento de pertencimento e a preservação da identidade cultural local desde os primeiros anos escolares.

A autora do projeto, Luana Teixeira, explica que a iniciativa surgiu da união entre sua atuação acadêmica na área de patrimônio cultural e a experiência com literatura infantil.

“A proposta da cartilha é mostrar para as crianças que patrimônio cultural não é apenas um prédio antigo ou um monumento. Ele também está nas histórias, nos trabalhadores, nas festas populares, nos espaços de convivência e nas memórias que fazem parte da vida cotidiana do Centro de Maceió. Queremos aproximar os estudantes desse sentimento de pertencimento e valorização da cidade”, afirmou.

Assessoria

A versão digital da cartilha já está disponível para leitura e download gratuito no site do projeto.

Os educadores também poderão solicitar gratuitamente exemplares físicos para utilização em bibliotecas, distribuição entre docentes e atividades em sala de aula. As solicitações devem ser feitas por meio de formulário online, com prioridade para instituições públicas e participantes que possam retirar o material presencialmente no lançamento oficial.

O formulário para solicitação está disponível no Google Forms do projeto.

O lançamento oficial da versão impressa acontecerá no dia 2 de junho, às 14h, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, no Centro de Maceió. O evento contará com roda de conversa sobre patrimônio cultural e os desafios da preservação histórica da cidade, além da distribuição gratuita dos exemplares aos participantes.

O projeto foi desenvolvido entre 2025 e 2026 com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió e do Ministério da Cultura do Governo Federal.

0 comentários