domingo, 18 outubro 2026
Céu limpo
Maceió
32°C
Céu limpo
Céu limpo
Maceió
32°C
Céu limpo

Crimes e descaso de grandes empresas dão sérios prejuízos aos alagoanos

por | 23 jan, 2023

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Braskem destruiu bairros de Maceió | Crédito: Wanessa Oliveira/Mídia Caeté

Boa parte dos alagoanos externam pelas empresas Braskem, Equatorial e BRK Ambiental sentimento de revolta. O maior crime socioambiental em área urbana da História, no caso da Braskem, e o descaso na prestação de serviços do abastecimento de energia elétrica e água, no caso da Equatorial e da BRK, se tornaram marcas das duas concessionárias.

Essas empresas são elencadas pelos alagoanos como as piores, as que causam mais transtornos na vida do cidadão.

A mineradora Braskem diz, no seu site, que mantém compromisso no Brasil e no exterior com a segurança das pessoas. Esta empresa é responsável pelo maior crime ambiental urbano do mundo em andamento, que destruiu mais de 14 mil imóveis em cinco bairros de Maceió.

O crime praticado pela mineradora provocou o maior êxodo urbano que se tem notícia no Brasil, no curto período de apenas dois anos, em que mais de 60 mil moradores dos bairros atingidos foram obrigados a saírem sem que recebessem os pagamentos justos pelos seus bens imóveis e pela destruição de mais de cinco empresas e comércios, consultórios médicos, clínicas etc.

Poluição do mar

A BRK, empresa multinacional canadense, é a maior poluidora das praias de Maceió e provoca o transbordamento de esgoto in natura em ruas e avenidas de vários bairros da capital alagoana. O bairro mais atingido, no momento, é a Jatiuca, onde as ruas estão sendo inundadas por esgoto que impedem das pessoas de transitarem e os empresários de abrirem as portas dos estabelecimentos sem que sintam o odor do esgoto.

Esgoto transborda em praia de Maceió | IMA

A BRK tem a concessão por 35 anos do abastecimento de água e o tratamento de esgoto de Maceió. Nesse fim de semana, devido ao despejo de esgoto, trechos das praias de Maceió estavam impróprios para banho, segundo o relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Entre eles, na Pajuçara, as intersecções entre a Avenida Dr. Antônio com as ruas João Camerino e Júlio Plech Filho.

Na Ponta Verde, também estava impróprio para banho o trecho que compreende a Avenida Silvio Viana em interseção à Rua Professora Hígia Vasconcelos, após a curva da Marco dos Corais.

Serviço ruim, conta muito cara… 

A Equatorial é a concessionária de energia que, além dos aumentos de tarifas, tem sido alvo de inúmeras criticas dos consumidores que reclamam da falta de energia, dos altos preços e péssimo atendimento.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *