domingo 28 de abril de 2024

Alfabetizado pela avó, fã de futebol e querido pelos alunos: A trajetória pessoal de Flávio Dino

Ministro mais pop de Lula, o titular da Justiça coleciona falas virais e é líder de engajamento nas redes sociais

Por Extra

Ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Lula, Flávio Dino coleciona tiradas e falas virais pelas redes sociais. Mas a presença do titular da Justiça na web não é de hoje. Dino usa seu perfil do Instagram há anos como uma espécie de diário, compilando informações marcantes sobre sua trajetória pessoal e política.

Flávio Dino de Castro e Costa nasceu em São Luís do Maranhão no dia 30 de abril de 1968. Segundo o “diário virtual” do ministro, seu primeiro contato com a educação veio por meio de sua avó, com quem aprendeu a ler e a escrever. Flávio foi alfabetizado pela “professora Dália”, como chama a avó sempre que essa informação sobre sua trajetória vem à tona.

Flávio Dino e a avó — Foto: Reprodução/Instagram

Aos 10 anos, em 1978, o titular da Justiça fez a primeira comunhão na Igreja Católica. Numa postagem do Instagram, Dino contou que participou da cerimônia na infância e fez questão de compartilhar uma foto da ocasião. Na legenda do post, ele menciona a importância desse acontecimento para sua vida espiritual: “Momento importante na minha caminhada de fé, sempre lutando pela partilha do pão e da esperança”.

Flávio Dino na infância — Foto: Reprodução/Instagram

Flávio se formou em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1991 e dois anos depois voltou à instituição como professor. O ministro também chamou atenção durante a vida acadêmica e foi paraninfo mais de uma vez de turmas da universidade. Um ano antes se de formar, Dino se casou com Deane Maria Fonseca de Castro, com quem dividiu a vida até 2011.

Flávio Dino — Foto: Reprodução/Instagram

Um ano depois da separação, em 2012, o filho mais novo do casal, com 13 anos de idade, morreu de um ataque de asma no Hospital Santa Lúcia em Brasília. Na ocasião, a polícia civil do Distrito Federal foi acionada e investigou suposta negligência por parte do hospital, que foi condenado a indenizar a família. Nas redes sociais, no ano em que a decisão foi divulgada, Dino disse que qualquer indenização seria doada. “Reitero que não quero nenhum centavo do hospital Santa Lúcia, de Brasília, em decorrência do descaso e da incompetência com Marcelo Dino. ‘Indenização’ será doada”, escreveu ele no Twitter.

Slide 1
Slide 2

Depois do divórcio e da morte do filho, Flávio começou a reconstruir sua vida pessoal e se casou com Daniela Lima, com quem está até hoje. Apesar de ter poucos registros com a mulher nas redes sociais, ele sempre vai a eventos políticos acompanhado de Daniela.

Mantendo a linha temporal de seu “diário virtual” sempre atualizada, o ministro faz questão de compartilhar uma paixão que sustenta além de sua vida política. Entusiasta de esportes e, principalmente do futebol, Flávio registra momentos de lazer jogando bola, já foi presenteado com chuteiras feitas artesanalmente e chegou a conhecer e tirar uma foto com Pelé. No aniversário de 80 anos do Rei, Dino postou o registro na web e homenageou o ex-jogador, a quem fez referência como “um dos maiores de todos os tempos”.

Flávio Dino e Pelé — Foto: Reprodução/Instagram

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

5 Comentários

  • Eu nunca vi essa atual esposa. Toda primeira dama tem visibilidade, mas essa senhora de alguma forma esteve invisível durante os 2 mandatos de governado do comunista debochado.

    • Ó, pai, ih, ó, o talarico aqui! Querendo ver mulher dos outros! Que que é isso, marmanjo! Por muito menos, se derruba avião na terra do papai, visse?

    • Claro, ele tem um “Primeiro Damo”. Ou vai dizer que vocês não sabiam?

  • Reportagem linda, gente! Fiquei feliz de saber mais do maravilhindo Flavião, mas também, fiquei muito triste por saber certas passagens da vida dele, poxa! Obrigada, pessoal!

  • Amo este senhor e sua trajetória pessoal e política…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *