6 de agosto de 2021 3:18 por Marcos Berillo
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Desenvolvimento Humano e Habitação de Maragogi, promoveu, nessa quinta-feira (5), na Coopeagro, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O tema abordado foi “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
O intuito dessa discussão é fortalecer e reafirmar a assistência social como política pública garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação, os usuários. Sendo assim, é necessário debater o acesso aos serviços, às demandas reais, os direitos sociais e o controle social na perspectiva da política de assistência social.
Com o apoio da Prefeitura de Maragogi, a 12ª Conferência teve o objetivo de avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), na perspectiva da consolidação do SUAS como direito do povo e dever do Estado.
O prefeito Sérgio Lira marcou presença e destacou a importância da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social e da participação de todos. E para fomentar o debate, a palestrante Sheyla Barros, ministrou a palestra abordando o tema em questão.
Participaram da mesa a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Fidélis; o presidente da Câmara Municipal, Jozemir Júnior; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sandra Lira; e a representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social do município, Maria José. Houve, ainda, uma apresentação das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).