Mais de 600 pessoas de 24 países devem circular na capital alagoana durante os 9 dias de competição. Pelo menos cinco hotéis da rede hoteleira estão hospedando os atletas. Além disso, haverá geração de renda também em restaurantes, no setor de turismo e artesanato.
Os eventos são gratuitos e abertos ao público e acontecem na arena montada na Praia de Pajuçara.
A organização das competições é da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), com apoio da Prefeitura de Maceió.
O investimento estimado feito pela CBDU gira em torno de R$ 850 mil somente no que se refere à hospedagem dos participantes.
As competições serão transmitidas via streaming para o mundo todo nos canais da CBDU e FISU.
Cerimônias de abertura
A cerimônia de abertura do Mundial de Vôlei de Praia acontecerá nesta segunda-feira (5), às 19 horas, na arena de competições de Vôlei de Praia, na Praia de Pajuçara (em frente ao hotel Enseada). Já a solenidade do Mundial de Triathlon será no dia 8 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, na arena de competições da modalidade, na Praia de Pajuçara.
Sobre as competições
O Mundial Universitário de Triathlon está confirmado no Brasil desde 2020. A disputa será nos dias 09 e 10 de setembro, nas categorias feminino, masculino, e também revezamento misto, na distância sprint: 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.
De acordo com a normativa da FISU, participam estudantes atletas de todo o mundo entre 18 e 25 anos, regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior. Até o momento, participam da competição 120 atletas, de 20 países: Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Taipei Chinesa, República Tcheca, Estônia, Alemanha, Hungria, República Islâmica do Irã, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Nepal, Polônia, Portugal, Suíça e Estados Unidos.
Já o Mundial de Vôlei de Praia estava incialmente programado para acontecer em Lake Placid, nos Estados Unidos, mas foi conferido ao Brasil pela FISU em 2022. O evento acontece de 06 a 10 de setembro, exatamente 10 anos após a cidade de Maceió ter sido sede do mesmo mundial, em 2012.
Até o momento, participam da competição 175 atletas, de 24 países: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Taipei Chinesa, Costa Rica, Croácia, República Tcheca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Japão, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Porto Rico, Arábia Saudita, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suíça e Estados Unidos.
Fonte: Assessoria