22 de julho de 2020 10:53 por Thania Valença
Pescadores da Barra de Santo Antônio encontraram, na manhã desta quarta-feira, 22, o corpo de uma baleia que, suspeitam, seja da baleia que encalhou esta semana, na praia do Carro Quebrado, naquele município, situado no Litoral Norte de Alagoas. O corpo do animal foi encontrado em frente ao restaurante Capitão Nikolas, apresentando muitos ferimentos pelo corpo.
Por isso, avaliam especialistas, é provável que seja a baleia-fin encontrada na segunda-feira, 20, que, sem força suficiente para voltar ao alto mar, acabou arremessada de encontro aos arrecifes de corais existentes naquele trecho do litoral alagoano. “Quando encalham, estão doentes e sem força!” – disse um dos pescadores.
O cetáceo passou quase um dia e meio encalhado na praia do Carro Quebrado, sendo cuidada por biólogos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama),d a Marinha do Brasil e da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hídricos de Alagoas (Semarh/AL) e voluntários.
No início da noite de ontem, 21, com a maré alta, a baleia, que tinha 13 metros de comprimento, conseguiu se desvencilhar da areia e voltar ao alto mar.
Mais de 50 pessoas, entre os biólogos, moradores da região e outros voluntários ajudaram no desencalhe do animal que, provavelmente, não conseguiu superar os ferimentos.