O I Festival Alagoas de Circo é um evento dedicado à arte circense, com espetáculos e atividades formativas que valorizam a cultura do circo em diversas modalidades, valorizando as artes circenses locais e regionais, promovendo a difusão artística e acessibilidade cultural.
O objetivo é também abrir espaço para a troca de conhecimentos pedagógicos e técnicas entre os Circos Itinerantes, Escolas de Circo, Trupes e Artistas Circenses independentes, envolvidos através de ações formativas e espetáculos durante o período de 01 a 10 de agosto de 2025.
A programação prevê momentos de discussão das políticas públicas voltadas para o circo, na presença de representantes estaduais e municipais, com o objetivo de definir metas no âmbito municipal e estadual, além de buscar diálogo com as discussões nacionais.
A Associação Enlevo possui um profundo compromisso com a promoção da cultura e das artes no Nordeste brasileiro, particularmente em Alagoas, desenvolvendo projetos de incentivo às diferentes modalidades artísticas, visando fortalecer e dar maior visibilidade à arte como estratégia de desenvolvimento social.
A primeira edição do Festival Alagoas de Circo é realizada pela Associação ENLEVO, com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Alagoas (SECULT), através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
01.08 – SEXTA, ABERTURA – Às 20h – Centro Cultural Arte Pajuçara – Maceió
Espetáculo “APALHASSADAMUZIKADA… Uma Sinphonia Engrassada!” Cia Turma do Biribinha de Circo Teatro (Arapiraca – AL)
02.08 – SÁBADO – Às 20h – Centro Cultural Arte Pajuçara – Maceió
Espetáculo “A BATALHA DE BOTAS” – Trupe Arlequin de Circo Teatro (João Pessoa – PB)
03.08 – DOMINGO – Às 18h – Centro Cultural Arte Pajuçara – Maceió
Espetáculo “GRAN CIRCO CARCARÁ” – Trupe Carcará (Cabo de Santo Agostinho – PE)
04.08 – SEGUNDA – Às 19h – Cine Arte Pajuçara – Maceió
FILME: MAMBEMBE
Diretor Fábio Meira | Produção Fábio Meira, Maya Da-Rin, Paula Pripas | Roteiro Fábio Meira e Suzana Barriga | Produzido por Roseira Filmes | Classificação indicativa Livre
05.08 – TERÇA – Às 15h – Teatro Jofre Soares – SESC Centro – Maceió
Roda de Diálogo – Políticas Públicas para as Artes Circenses
06.08 – QUARTA – Às 19h – Teatro Jofre Soares – SESC Centro – Maceió
Espetáculo “O RINOCERONTE” – Escola Técnica de Artes da UFAL (Maceió – AL)
07.08 – QUINTA – Às 19h – Museu Zezito Guedes – Arapiraca – AL
Roda de Diálogo – Arapiraca – Formação para as Artes Circenses – Caminhos e Desafios
08.08 – SEXTA – Às 16h – ETA/UFAL
Espetáculo AS PALAVRAS D’GRAUS – Joseph Malabares (Garanhuns – PE/Maceió – AL)
09.08 – SÁBADO – Às 20h – Circo Novo Horizonte
Espetáculo: A MULHER DA CAPA PRETA – Circo Alteza (Maceió – AL), e CIRCO NOVO HORIZONTE (Maceió – AL)
10.08 – DOMINGO – Às 16h – Praça do Centenário
Espetáculos: NOITE DE FOGO E O MALABARISMO ENCANTADO – Magnus Evandro (Maceió-AL), e O GAROTO MOTOCROSS – Coletivo No Vermelho (Maceió -AL)
Por: Ricardo Ramires*
(*) É um profissional multifacetado com atuação nas áreas de educação física, dança, turismo, fotografia, gestão e produção cultural. É idealizador do Festival Alagoas de Circo e do Projeto Escrita de Luz, que valoriza as manifestações culturais através da fotografia. Premiado pela Lei Paulo Gustavo e pela Prefeitura de Maceió pelos projetos A Mulher da Capa Preta e Sua Majestade o Circo, Ricardo se destaca por sua contribuição à cultura, ao patrimônio e ao turismo em Alagoas.







0 comentários