sexta-feira, 07 agosto 2026
Céu limpo
Maceió
26°C
Céu limpo
Céu limpo
Maceió
26°C
Céu limpo

Espaço Casario lança chamada para exposição coletiva de fotografia sobre Alagoas

por | 7 ago, 2026

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Fotógrafos e artistas visuais alagoanos já podem se inscrever no Varal do Casario, convocatória cultural promovida pelo Espaço Casario que irá reunir imagens inspiradas na identidade, nas paisagens e na diversidade cultural de Alagoas. A iniciativa faz parte da programação do Festival do Olhar – Mês das Artes no Espaço Casario e propõe uma exposição coletiva construída a partir de diferentes interpretações sobre o estado.

A participação é gratuita e permite o envio de até três fotografias por artista, em formato máximo A4. As imagens selecionadas pela curadoria irão compor a mostra, que será aberta ao público no dia 17 de agosto, às 19h, no Espaço Casario.

Idealizado por Gustavo Boroni, o projeto pretende transformar a fotografia em um espaço de diálogo, reunindo registros que retratem pessoas, patrimônio histórico, manifestações culturais, natureza e cenas do cotidiano alagoano.

Segundo a idealizadora do Espaço Casario, Mariana Novaes, a proposta é ampliar as formas de representar o estado por meio da fotografia.

“Mais do que reunir fotografias, queremos reunir perspectivas. O Varal do Casario nasce como um espaço democrático, onde cada imagem conta uma história e amplia a forma como enxergamos Alagoas.”

A seleção das obras ficará a cargo dos fotógrafos Gustavo Boroni, Pablo De Luca e Renata Grangeiro, que irão definir quais trabalhos integrarão a exposição. A curadoria poderá escolher uma, duas ou todas as fotografias enviadas por cada participante.

Outro ponto destacado no regulamento é a valorização da produção autoral. A organização informa que não serão aceitas imagens integralmente produzidas por inteligência artificial, reforçando a proposta de destacar a criatividade humana, conceito definido pelo projeto como “Inteligência Artesanal”.

As inscrições estão abertas desde o dia 3 de agosto, e as fotografias devem ser entregues até 12 de agosto no Espaço Casario. O formulário de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis por meio do link na bio do perfil do espaço no Instagram.

Com o tema “Um território. Muitos olhares. Uma exposição construída por todos nós”, o Varal do Casario pretende reunir diferentes narrativas visuais sobre Alagoas, valorizando a fotografia como ferramenta de memória, expressão artística e preservação da cultura local.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *