A vida da copeira Eveline Machado da Silva, de 50 anos, mudou completamente em abril deste ano, quando percebeu pequenos nódulos no seio esquerdo durante o banho. Atenta aos sinais do próprio corpo, ela procurou atendimento médico e teve confirmado o diagnóstico de carcinoma de mama.
“Naquele momento, minha vida virou de cabeça para baixo. Eu sempre fui muito ativa — já trabalhei como segurança, copeira em hospital, em restaurante e em lanchonete. De repente, tudo para. Nos sentimos inválidas, impotentes, com muitas limitações”, relata Eveline, emocionada.
Encaminhada para o Centro de Oncologia do Hospital Metropolitano de Alagoas, Eveline iniciou rapidamente o tratamento e já está na terceira sessão de quimioterapia. “Tenho fé em Deus que logo estarei na ativa novamente. Descobrir uma doença terrível como esta e ter uma assistência tão rápida como tive, para mim, já é a cura. Estou sendo atendida por pessoas incríveis, competentes e cheias de amor pelo que fazem”, destaca.
Entre sorrisos e momentos de fragilidade, Eveline aprendeu a enxergar a vida com outros olhos. “As sessões são sofridas, não posso dizer o contrário, mas passam. Eu me sinto feliz, alegre e confiante. Aqui no Hospital Metropolitano, sou bem tratada, fiz amizades e encontrei força. A vida é linda, e só percebemos isso de verdade nos momentos mais difíceis. Sorria, viva, aproveite cada segundo. Eu quero viver”, enfatiza.
Ela deixa um recado às mulheres alagoanas: “Não tenha vergonha, não se sinta acuada. Se toque, procure ajuda, fale a respeito. Descobri que a maior felicidade é acordar e saber que estamos vivas. Então, faça o autoexame, batalhe e lute!”
A médica oncologista Rafaella Toledo, responsável técnica pelo Centro de Oncologia, reforça o impacto do serviço na vida de muitas mulheres. “Inúmeras pacientes vêm sendo beneficiadas aqui. Já realizamos mais de 300 infusões de quimioterapia desde a abertura do serviço. Diariamente, nossa missão é salvar vidas e oferecer um tratamento humanizado, com acolhimento e dignidade”, pontua.
O Centro de Oncologia é referência no cuidado a pacientes com câncer, oferecendo estrutura completa, equipe multiprofissional e atendimento pelo SUS. Mais do que um espaço de tratamento, é um lugar de esperança, força e renascimento, onde histórias como a de Eveline lembram que, mesmo em meio à dor, a vida continua e vale ser vivida com fé e coragem.






0 comentários