domingo, 21 junho 2026
Algumas nuvens
Maceió
26°C
Algumas nuvens
Algumas nuvens
Maceió
26°C
Algumas nuvens

Roberto Amaral “O Povo em Nossa História”: debate em Alagoas sobre protagonismo popular e impunidade

por | 12 out, 2025

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Foto: Assessoria

A Câmara de Estudos Políticos da Vice-Governadoria de Alagoas promove, nos dias 13 e 14 de outubro, conferências com o ex-ministro da Ciência e Tecnologia e cientista político Roberto Amaral, que discutirá o papel do povo na história do Brasil e os impactos da conciliação política na perpetuação das desigualdades sociais. Os eventos devem reunir gestores públicos, acadêmicos, estudantes, jornalistas e lideranças sociais.

Foto: Assessoria

Na segunda-feira, 13, às 14h, no auditório do Sindicato dos Bancários, Amaral apresenta a palestra “O Povo em Nossa História”, abordando a ausência histórica das maiorias populares nos processos decisórios nacionais e os desafios de reconstruir seu protagonismo na construção democrática do país. No dia 14, às 10h, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), conduz o debate “Conciliação e Impunidade no Brasil”, analisando os pactos políticos e jurídicos que moldaram a história brasileira, evitaram rupturas estruturais e reforçaram desigualdades sociais.

Roberto Amaral | Assessoria

Segundo Amaral, a defesa da democracia exige reaprender a ocupar espaços públicos e dialogar de forma estratégica: “A batalha de ideias é também uma batalha pela linguagem, e o silêncio é sempre o território do autoritarismo”.

O vice-governador Ronaldo Lessa ressalta que a presença do cientista político reafirma a Câmara como espaço de pensamento crítico e formação cidadã: “Amaral retorna para provocar reflexão e inspirar ação”.

Quem é

Roberto Átila Amaral Vieira, natural de Fortaleza (CE), é jornalista, professor e político. Atuou como ministro da Ciência e Tecnologia, promovendo políticas de inclusão científica e redistribuição federativa de recursos de pesquisa, e atualmente é professor da PUC-Rio e da Faculdade Hélio Alonso (Facha). É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, do Pen Clube do Brasil e da Associação Internacional de Ciência Política, além de editor da revista Comunicação & Política.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *