domingo, 26 julho 2026
Chuva leve
Maceió
25°C
Chuva leve
Chuva leve
Maceió
25°C
Chuva leve

PT de Alagoas oficializa chapas para 2026 e confirma apoio a Renan Filho, Renan Calheiros e José Wanderley

por | 25 jul, 2026

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Alagoas definiu, em convenção realizada na sexta-feira (24), o quadro de candidatos que disputará as eleições de 2026 e formalizou a aliança com o MDB para a disputa dos cargos majoritários no estado. O encontro ocorreu na sede da legenda, no Centro de Maceió.

Na convenção, o partido homologou 16 candidaturas à Assembleia Legislativa e seis à Câmara dos Deputados. Também oficializou o apoio à candidatura do senador Renan Filho (MDB) ao Governo de Alagoas e às candidaturas de Renan Calheiros (MDB) e José Wanderley (MDB) às duas vagas em disputa para o Senado.

Presidido pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros, o PT pretende ampliar sua representação na Assembleia Legislativa. Hoje, a legenda conta com três parlamentares — Ronaldo Medeiros, Breno Albuquerque e Marcos Barbosa — e trabalha com a meta de conquistar uma quarta cadeira.

A chapa estadual combina parlamentares que buscarão a reeleição, lideranças políticas já conhecidas e novos nomes. Entre os candidatos estão a vereadora por Maceió Teca Nelma, o ex-deputado estadual Judson Cabral e o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Dilson Ferreira. A nominata também reúne representantes de movimentos sociais, do movimento sindical, de organizações comunitárias e candidatos que disputarão uma eleição proporcional pela primeira vez.

Os nomes homologados para a Assembleia Legislativa são Ronaldo Medeiros, Teca Nelma, Breno Albuquerque, Marcos Barbosa, Elida Miranda, Alycia da Bancada Negra, Dilson Ferreira, Marcondes Costa, Daniel Vieira, Sal Bernardo, Siloane Pereira, José Carlos Vicente, Reinaldo de Oliveira, Judson Cabral, Tiago Correia e Mônica Carvalho, integrante do coletivo Mulheragem.

Chapa federal

Para a Câmara dos Deputados, o PT definiu uma estratégia diferente da adotada em pleitos anteriores. Em vez de concentrar a maior parte da votação em um único candidato, a legenda aposta em uma chapa formada por lideranças de diferentes áreas de atuação, buscando ampliar sua presença eleitoral.

O grupo é liderado por Paulão, que teve o mandato suspenso após a retotalização dos votos determinada pela Justiça Eleitoral. Também integram a chapa Dafne Orion, presidente licenciada do Sindicato dos Urbanitários; Izael Ribeiro, presidente licenciado do Sinteal; o pastor Wellington, da Igreja Batista do Pinheiro; Jorginho Seixas, ex-vereador de Penedo; e Sheila Duarte, vice-prefeita de Palmeira dos Índios.

Segundo a direção estadual, a composição procura ampliar o alcance do partido ao reunir representantes do movimento sindical, de segmentos religiosos, de movimentos sociais e de diferentes regiões de Alagoas.

Com a homologação das candidaturas e a definição da aliança para a disputa majoritária, o PT inicia oficialmente a campanha eleitoral de 2026, apostando no fortalecimento de sua bancada na Assembleia Legislativa e na manutenção da representação alagoana na Câmara dos Deputados.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *