segunda-feira, 08 junho 2026
Nublado
Maceió
25°C
Nublado
Nublado
Maceió
25°C
Nublado

DCE/UFAL contesta ameaça de demissão em massa de rodoviários

por | 26 jun, 2020

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade Federal de Alagoas (Ufal) quer mobilizar a população de Maceió em defesa do sistema de transporte público de passageiros, e de investimentos do município contra a demissão de rodoviários, anunciada pelas empresas de ônibus. Em vídeo divulgado em redes sociais, a coordenadora geral do Diretório, Quezia Noemi Santos, que participou da reunião do Conselho Municipal de Transportes de Maceió, nesta quinta-feira, 25, contestou as propostas apresentadas pelos empresários para enfrentamento da pandemia Covid-19.

Quezia Noemi, coordenadora do DCE/Ufal, propõe mobilização contra demissão de cobradores
Foto: Reprodução

Segundo ela, as empresa receberam apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e foram buscar o aval do Conselho para que a prefeitura passe a subsidiá-las. Os transportadores querem rodízio nos horários de circulação dos ônibus e que, para pagar a passagem, os usuários só possam usar cartão. Ou seja, uma medida que elimina o papel do cobrador no sistema.

“Graças à intervenção do DCE-UFAL e de outros movimentos populares, a reunião foi adiada. Mas é preciso que a sociedade se manifeste e apoie essa luta!” – apelou Quezia Noemi, apresentando as exigências que a população, por meio de suas entidades representativas, vai encaminhar ao prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

Na sua argumentação, a universitária apresentou sugestões em favor dos rodoviários e da população. “Se tem dinheiro público, que seja destinado à políticas públicas para os mais pobres e não para pôr no bolso dos empresários do transporte!” – afirmou a coordenado do DCE, defendendo que “nenhum trabalhador seja demitido, principalmente no período de pandemia”.

Para a representante dos estudantes da Ufal, o prefeito Rui Palmeira precisa ter consciência de que “existem outras medidas para dar mais segurança aos usuários do transporte público ao invés de reduzir a frota”.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *