13 de setembro de 2022 10:15 por Da Redação
Faltando menos de 20 dias para a eleição, os alagoanos dão indicativos de que a disputa pelo governo do Estado será definida em segundo turno. O governador Paulo Dantas (MDB), que busca a reeleição, mantém a liderança. As pesquisas até agora realizadas o apontam como o primeiro colocado na preferência do eleitor. Mas não com índice suficiente para vencer no 1º turno.
Além da alternância de posição entre dois dos principais candidatos, as pesquisas eleitorais apontam uma corrida frenética para ver quem vai disputar a segunda vaga.
Com isso, estão na pista os candidatos Rodrigo Cunha (UB) e Rui Palmeira (PSD), entre os quais os alagoanos decidirão, no dia 2 de outubro próximo, quem vai enfrentar Paulo Dantas.
“Quando a gente começar a aparecer no guia eleitoral, vamos crescer nas pesquisas” – avisou Rui Palmeira, ex-prefeito de Maceió e candidato a governador de Alagoas. Nesta terça-feira, 13, a empresa Result Estratégia e Mídia divulgou novo levantamento sobre as intenções de voto para o governo, e Rui aparece como segundo colocado na preferência do eleitor.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AL-00149/2022. Segundo os responsáveis, a coleta de dados foi feita entre os dias 7 e 11 de setembro de 2022, com 1.067 entrevistados. A margem de erro é de 3% e o índice de confiança de 95%.
Eu avisei
Em sua rede social, o ex-prefeito comemorou a pesquisa da Result, e lembrou o que dissera antes da campanha chegar às ruas.
“Eu avisei! Só faltava começar o período da campanha e o guia eleitoral pra gente avançar nas pesquisas. É o que mostram os números do levantamento da Result. A nova pesquisa aponta que estaremos na disputa de segundo turno para o governo de Alagoas e que a nossa candidatura é a que mais cresce em intenções de votos. Temos trabalho para mostrar e propostas para fazer Alagoas seguir em frente. Vamos juntos, rumo ao segundo turno!”- comemorou Rui Palmeira.
Mas, correndo praticamente na mesma faixa, surge o candidato Rodrigo Cunha (UB), um adversário forte e que tem melhorado seu desempenho de forma expressiva.
A virada
Para muitos, a disputa será entre Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União), que apareceu muito bem na última pesquisa do Ipec, com 21% da intenção de voto do alagoano.
Registrada na Justiça Eleitoral sob o número AL-00838/2022, a pesquisa do Ipec, divulgada no dia 1º deste mês, mostrou a virada de Cunha sobre o candidato Fernando Collor, que até então aparecia em segundo lugar, aumentando suas chances de ir ao 2º turno com Paulo Dantas.
Alguns analistas apontam uma mudança na postura de Rodrigo Cunha que teria efetivamente se assumido como candidato ao governo. Sua campanha, apostam, deve ganhar ainda mais força nas próximas duas semanas.
Se for confirmado, esse cenário sobre a segunda vaga revela também a derrota do candidato Fernando Collor (PTB) que, no início da campanha, se apresentou como o escolhido do presidente Jair Bolsonaro. A estratégia não funcionou e Collor caiu para o quarto lugar nas pesquisas de intenção de voto.
Novas pesquisas deverão ser divulgadas nesta quinta-feira, 15.