A crioterapia capilar é uma técnica que utiliza baixas temperaturas para reduzir a queda de cabelo provocada por alguns tipos de quimioterapia. A Santa Casa Cancer Center, mais nova unidade da Santa Casa de Maceió, dispõe do tratamento que combate a perda dos fios, antes, durante e após a aplicação dos quimioterápicos.
De acordo com a oncologista clínica Andrea Albuquerque, o resfriamento do couro cabeludo reduz a circulação de sangue na região, minimizando a exposição dos folículos pilosos aos quimioterápicos, reduzindo, assim, a queda de cabelo. “A perda do cabelos é um efeito adverso que impacta bastante na qualidade de vida dos pacientes em tratamento, seja pelas mudanças na imagem, na perda da auto estima ou na insegurança emocional vivenciados durante a jornada de tratamento”, disse a especialista da Santa Casa Cancer Center.
A técnica é realizada através de uma touca térmica que resfria o couro cabeludo (-15C a -40C) antes, durante e após a administração da quimioterapia, sob a supervisão de uma equipe profissional treinada. O procedimento é relativamente simples, mas pode causar algum grau de desconforto durante a aplicação, como a sensação de frio e dor de cabeça, que geralmente são transitórios e bem tolerados.
A eficácia do procedimento está relacionada ao tipo de quimioterapia que é administrada, além de alguns cuidados nos dias seguintes ao tratamento a fim de garantir maior chance de sucesso. As taxas de eficácia variam de 50 a 80% na redução da queda de cabelo, mas as informações detalhadas sobre o procedimento e a opção de escolha, devem ser compartilhadas com o médico assistente.
“Esta é mais uma tecnologia disponível no Cancer Center que foi muito bem recebida pelos pacientes, impactando positivamente na qualidade de vida deles. Sugerimos que o paciente converse com seu médico, pois ele trará todas as informações necessárias para avaliar se o caso é ou não candidato a usar a crioterapia”, finalizou Andrea Albuquerque.
Indicações
A técnica da crioterapia capilar é indicada apenas para pacientes que fazem quimioterapia, ou seja, não se aplica para quem tem alopecia androgenética, aereata, entre outras. Também não deve ser realizada por pacientes com tumores que afetam o couro cabeludo, linfomas e leucemias. As sessões de crioterapia na Santa Casa Cancer Center não são ofertadas pelo SUS ou convênio.
Por Assessoria