domingo 24 de novembro de 2024

Projetos de alunos do Sesi de Alagoas contra a Covid-19 são destaque nacional

Estado tem dois trabalhos entre finalistas do Desafio Covid-19 de Robótica

28 de setembro de 2020 2:37 por Da Redação

Pensar em soluções para a pandemia do novo coronavírus. O desafio foi aceito por estudantes da Escola Sesi Cambona que, fazendo uso da criatividade e do trabalho em equipe, chegaram à final do Desafio Covid-19 de Robótica, promovido pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi). A competição, totalmente online, envolveu cerca de 1.900 jovens de todo o Brasil, distribuídos em mais de 400 equipes.

O resultado foi anunciado na última quinta-feira (24), durante cerimônia remota, deixando os alagoanos da Robocamb 1 e Robocamb 2 entre as 39 melhores equipes. “Ter dois projetos entre os finalistas é um resultado que nos orgulha, porque reconhece o trabalho feito pelos nossos professores e alunos, que deram uma importante contribuição à sociedade neste momento de pandemia”, afirmou a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy.

A Robocamb 1 chegou à final do torneio com o projeto S.M.D. – Sistema Mecânico de Desinfecção –,um túnel que pode ser instalado na porta de estabelecimentos comerciais para a desinfecção de visitantes. “O grande diferencial do nosso túnel é que conseguimos desenvolver uma substância higienizadora que não causa danos à pele humana”, explica o aluno Eduardo Mamedes, integrante da equipe.

A solução apresentada pela Rombocamb 2 foi a Caixa Higienizadora de Compras Vindas de Supermercados. Nela, as embalagens são higienizadas de forma rápida e dinâmica, utilizando o álcool 70%, por meio de sprays contidos em seu interior. A solução foi pensada após os adolescentes descobrirem que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os supermercados foram considerados o segundo local com maior índice de contaminação por Covid-19, já que os produtos nas prateleiras podem ser tocados por pessoas contaminadas.

A experiência de participar e ficar entre os melhores no Desafio Covid-19 de Robótica foi gratificante para o aluno do Sesi Pedro Gabriel Souza Cardoso, de 17 anos, da Robocamb 2. “Essas competições nos ajudam a crescer como estudantes, como pesquisadores e, também, como pessoas. Nos ensinam a trabalhar em equipe e a nos importarmos com o próximo. Estamos passando por um momento muito difícil, por causa da pandemia. Então, contribuir com projetos que diminuam o contágio desse vírus, que vem prejudicando tanto a gente, é algo surreal”, disse.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

28 de setembro de 2020 2:37 por Da Redação Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

28 de setembro de 2020 2:37 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

28 de setembro de 2020 2:37 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

28 de setembro de 2020 2:37 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

28 de setembro de 2020 2:37 por Da Redação A mineração predatória que a

28 de setembro de 2020 2:37 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

28 de setembro de 2020 2:37 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

28 de setembro de 2020 2:37 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *