terça-feira, 08 setembro 2026
Céu limpo
Maceió
29°C
Céu limpo
Céu limpo
Maceió
29°C
Céu limpo

Mendonça atua como a infantaria da extrema-direita na Suprema Corte

por | 8 set, 2026

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

A decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), de afastar preventivamente o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o diretor de Inteligência da corporação, Leandro Almada, amplia a crise institucional que envolve a própria Suprema Corte. Mendonça afirma que a medida busca impedir “constrangimentos ilegais” e permitir que autoridades e servidores exerçam suas funções sem interferências.

O episódio, porém, pode ser lido para além do conflito específico envolvendo ministros do STF e a direção da Polícia Federal. A medida de Mendonça pode ser interpretada como mais um passo na pavimentação de um caminho de enfraquecimento do Supremo, uma das instituições centrais na proteção do Estado Democrático de Direito.

Mendonça atua como a infantaria da extrema-direita na Suprema Corte. Nessa perspectiva, sua atuação não se limita a uma divergência jurídica, mas se insere em uma disputa maior sobre os limites do STF, sua autoridade e sua capacidade de exercer o controle constitucional.

A crise ganhou nova dimensão depois que Alexandre de Moraes utilizou um relatório da PF para pedir investigação contra Mendonça. O ministro considerou os documentos irregulares e, em reação, determinou o afastamento dos responsáveis pela direção da corporação, além da abertura de investigações.

É nesse contexto que a decisão precisa ser examinada. Golpes de Estado não começam necessariamente com tanques nas ruas. Podem ser precedidos pela corrosão das instituições, pela deslegitimação da Justiça e pela redução da autoridade dos mecanismos constitucionais de controle.

Por isso, o que está em jogo vai além do afastamento de dois dirigentes da Polícia Federal. Trata-se de uma disputa pelo poder dentro das instituições e, sobretudo, pela força do Supremo como guardião da Constituição.

A democracia também precisa ser defendida quando suas instituições são enfraquecidas por dentro. É nesse sentido que a decisão de André Mendonça exige atenção política e democrática: ela representar mais um movimento na pavimentação de um caminho que mira o Supremo a poucos dias da eleição. O STF foi a barreira contra o golpe de 8 de janeiro de 2023. Revise.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *