12 de agosto de 2020 1:26 por Marcos Berillo
O decreto que cria a Divisão Especial de Combate à Corrupção (Deccor), vinculada à Polícia Civil, foi publicado na edição de ontem (11) do Diário Oficial do Estado (DOE). A delegacia será responsável por prevenir e reprimir os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no Estado, os famosos crimes de “colarinho branco”.
“É uma delegacia criada para agilizar as investigações e a gente espera que ela possa colaborar na transparência do combate ao crime do colarinho branco, contra formação de quadrilha, sonegação fiscal, corrupção. É um importante avanço na segurança pública do estado”, destacou o governador Renan Filho.
Competência
De acordo com o parágrafo 2º do decreto nº 70.707, a Divisão Especial de Combate à Corrupção (Deccor) será dirigida por delegado da Polícia Civil de carreira da ativa, estável no cargo, e será subordinada ao delegado-geral da Polícia Civil, constituindo unidade administrativa de atuação operacional da instituição, com desempenho em todo o Estado.
À delegacia compete organizar, coordenar, orientar, prestar apoio e fiscalizar as atividades operacionais e administrativas de suas seções subordinadas, bem como acompanhar e analisar as ações planejadas e integradas com suas seções subordinadas, demais delegacias da Polícia Civil, com o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro e órgãos de atividades congêneres no combate à corrupção, bem como realizar ações e tomar medidas no sentido de recuperar ativos de origem ilícita.