quarta-feira 23 de outubro de 2024

Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Projeto piloto divulga vagas de emprego em Maceió e é o primeiro da startup que utiliza Inteligência Artificial generativa; todo conteúdo passa por revisão humana
Reprodução

Por Agência Tatu

Inovar para chegar a mais lugares. É com esse objetivo que a Agência Tatu, startup de jornalismo de dados do Nordeste, lança o SururuBot, iniciativa que alia jornalismo local e Inteligência Artificial (IA). No projeto piloto, a Tatu produzirá conteúdos semanais sobre as vagas de emprego em Maceió, sempre às segundas-feiras e de modo automatizado.

As informações são coletadas da plataforma do Sine Maceió por meio de uma API, que é um mecanismo que facilita a coleta e posterior tratamento dos dados por meio de scripts.

Para desenvolver o robô, foi empregado a tecnologia de Inteligência Artificial GPT-3.5, da OpenAI, alimentando com artigos de fontes internas e externas, além de refinamento dos comandos e parâmetros até que o texto alcançasse o formato desejado.

Acesse aqui a primeira matéria produzida pelo robô.

SururuBot faz parte do programa Acelerando Negócios Digitais, do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e da Meta, empresa dona do Facebook e Instagram, que financiou o projeto.

A referência do nome também é regional. Sururu é um molusco envolvido por duas conchas, típico do Nordeste e bastante encontrado na região lagunar de Maceió e de outras cidades da região. Com o molusco, é produzido diversos pratos típicos da gastronomia local.

Revisão humana

Embora o SururuBot seja responsável pela geração inicial do conteúdo, cada texto passa por uma revisão cuidadosa pela nossa equipe de jornalismo. Esse processo de edição é fundamental para garantir que o conteúdo seja não apenas eficaz, mas também totalmente preciso ao ser entregue à população. As diretrizes da Tatu para o uso da IA estão disponíveis para consulta.

“Este é o nosso primeiro projeto utilizando IA e estamos muito felizes em começar com uma prestação de serviço na cidade em que a Tatu nasceu. Mas não queremos parar por aqui. Nossa intenção é que possamos chegar a mais municípios e tratar sobre outros temas, entregando um conteúdo inovador, mantendo a qualidade e credibilidade de sempre”, destaca Graziela França, diretora de conteúdo da Tatu.

Processo de desenvolvimento

Para chegar ao resultado do projeto piloto, o time da Tatu passou por algumas etapas que aliaram programação, pós-treinamento da IA genarativa e, claro, jornalismo. O script do SururuBot foi inteiramente desenvolvido internamente pelo nosso time de tecnologia, utilizando a linguagem de programação Python.

  1. Todas as semanas o robô acessa a página do banco de talentos do Sine Maceió e coleta todas as informações disponíveis sobre as vagas;
  2. Um script trata os dados para identificar quais vagas ainda estão disponíveis, identificando as áreas de emprego e os bairros, além de informações adicionais, como data e hora que a vaga foi inserida no sistema;
  3. Gráficos e tabelas são atualizados automaticamente com as novas vagas disponíveis usando a ferramenta Datawrapper;
  4. Todas essas informações são enviadas para uma instância do GPT-3.5 que passou por um pós-treinamento para seguir diretrizes pré-definidas pela equipe e criar texto, título, subtítulo e demais elementos textuais;
  5. Um profissional recebe o alerta de que um novo texto está pronto e pode ser revisado. O profissional verifica a consistência, qualidade e confiabilidade do conteúdo gerado, modificando o que achar necessário;
  6. Após a cuidadosa apuração do conteúdo e das informações, o texto é publicado pelo profissional e fica disponível para nossos leitores.

Para o diretor de tecnologia, Lucas Maia,  o novo projeto une as principais diretrizes da Tatu. “Nossa paixão é fazer jornalismo de dados local e regional, sempre com pitadas de inovação, mas sem nunca esquecer do nosso dever maior, que é o combate à desinformação e aos desertos de notícias de todas as formas possíveis, e o SururuBot é mais um dos projetos com esse objetivo”, completa.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

Na busca para reeleger-se, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, precisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *