quarta-feira 23 de outubro de 2024

Agrotóxicos são vendidos e aplicados sem orientação técnica em Alagoas

Nos municípios, cresce o número de lojas que vendem produtos de forma indiscriminada

3 de novembro de 2023 1:55 por Da Redação

Foto: Reprodução/Instagram

Em Alagoas, a venda e o uso de agrotóxicos ocorrem sem responsabilidade técnica, pondo em risco a saúde da população que consome os alimentos contaminados e as famílias que utilizam a água do Canal do Sertão. A denúncia foi feita pelo engenheiro agrônomo Reinaldo Falcão durante audiência pública realizada na quarta-feira (1º), na Câmara de Vereadores de Maceió. O debate contou com a participação da sociedade civil, do setor público e movimentos sociais, como o Movimento Sem Terra (MST).

Ele cobrou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), que enviaram representantes à audiência, para que estabeleçam campanha de conscientização dos profissionais. E para que fiscalizem o exercício da profissão e o uso desses produtos no nosso estado, incluindo a venda indiscriminada nos municípios.

“Nós temos hoje, em Alagoas, um rio a céu aberto sendo construído, que é o Canal do Sertão. Canal que começamos a acompanhar para alertar que não ocorra o que hoje temos em Petrolina, Pernambuco, onde muitas pessoas morrem envenenadas, pois é uma grande área do agronegócio sem controle do agrotóxico sendo vendido. Esse modelo começa [a se formar em Alagoas]e a gente tem que se preocupar desde agora”, alertou.

Foto: Reprodução Instagram

Reinaldo denunciou que na maioria das cidades próximas do canal, é notada a instalação de pequenas lojas de produtos de agrotóxicos sem responsabilidade técnica. “É bom dizer, vendendo e colocando naqueles pequenos [agricultores]que já estão plantando na beira do canal, sem assistência técnica”, afirmou.

Os riscos para as pessoas que utilizam a água do Canal do Sertão também é alto. “Quando chega da aplicação no canal secundário, lá no canal terciário, o quarto canal menor, lá na frente, a mulher muitas vezes está lavando a louça de casa, a criança está tomando banho ou está lavando a roupa. E o pulverizador foi lavado lá na frente por uma pessoa que muitas vezes não foi capacitada, não foi treinada, não foi orientada para aplicação”, lamentou.

Denúncias não são devidamente apuradas

O engenheiro agrônomo e agricultor Ricardo Ramalho lembrou de um caso ocorrido em Joaquim Gomes, que atingiu 8 hectares de uma área de fruticultura. “Até hoje, nenhum agrônomo conseguiu detectar a responsabilidade por esse crime e a família, que é de agricultores familiares, ficou prejudicada por conta dos danos que essa pulverização criminosa causou”, destacou.

Foto: Reprodução Instagram

Segundo Ramalho, muitas denúncias sobre uso irregular de agrotóxicos são feitas em Alagoas, porém, não são devidamente apuradas. Ele defende uma conscientização dos agricultores para mostrar que existem caminhos de transição viáveis para a sociedade, aos poucos se livrar dos agrotóxicos.

A audiência pública foi uma iniciativa da vereadora Teca Nelma, que falou sobre a importância da discussão. “Acreditamos que, assim como no Ceará, Maceió pode avançar na discussão acerca da proibição dos agrotóxicos, visando estabelecer políticas públicas que promovam a alimentação saudável como um direito fundamental”, afirmou a parlamentar.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

3 de novembro de 2023 1:55 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

3 de novembro de 2023 1:55 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

3 de novembro de 2023 1:55 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

3 de novembro de 2023 1:55 por Da Redação A mineração predatória que a

3 de novembro de 2023 1:55 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

3 de novembro de 2023 1:55 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

3 de novembro de 2023 1:55 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

3 de novembro de 2023 1:55 por Da Redação Na busca para reeleger-se, o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *