terça-feira 22 de outubro de 2024

Reitor da Uncisal toma posse como Membro Titular da Academia Alagoana de Medicina

Henrique de Oliveira Costa é médico patologista e será o ocupante da Cadeira nº 33
O médico patologista Henrique de Oliveira Costa | Assessoria

Fundada em 1994, a Academia Alagoana de Medicina empossa nesta quarta-feira, 8 de novembro, seu mais novo membro titular. O médico patologista Henrique de Oliveira Costa ocupará a Cadeira Nº 33, que tem como patrono o médico Durval da Rocha Cortez, em solenidade apenas para convidados, que acontecerá no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas, às 20h.

Reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), reeleito em 2021 para o segundo mandato à frente da instituição de ensino, Henrique Costa é professor da Uncisal desde 1997 e médico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2012. É mestre em Patologia pela Universidade Federal Fluminense e doutor em Patologia pela Universidade Federal de São Paulo. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC) e da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

Os requisitos para ser admitido na Academia são titulações acadêmicas, trabalhos científicos publicados no Brasil e exterior, participações em congressos médicos, cargos e funções exercidas na área de saúde, atividades de magistérios superior, presidência de entidades associativas médicas, exercício da medicina por mais de 25 anos e reputação ilibada. Todas as cadeiras têm como patronos personalidades da Medicina alagoana, professores de renome e profissionais com importante contribuição na área.

A cerimônia de posse do médico Henrique de Oliveira Costa na Academia Alagoana de Medicina será conduzida pelo presidente Ednaldo Francisco de Holanda Silva, ocupante da Cadeira de número 39. O acadêmico Francisco Américo de Almeida Silva fará a saudação ao novo membro e aos convidados. O Presidente de Honra Vitalício da AAM, acadêmico Milton Hênio Netto de Gouvêa, fará o pronunciamento.

Henrique de Oliveira Costa falou da emoção em ser membro da entidade fundada pelo médico Milton Hênio, presidente por cinco vezes, e que também tem como presidente de honra vitalício o médico Ib Gatto Falcão. Para ele, assumir a Cadeira de Nº 33 é um reconhecimento ao amor à profissão que escolheu há 31 anos.

“Somos a história que escrevemos e quando decidi abraçar a medicina eu queria escrever uma história que pudesse me orgulhar e orgulhar a meus pais e irmãos. Hoje, depois de 30 anos, tomar posse na Academia Alagoana de Medicina me emociona porque estarei ao lado de colegas médicos que sempre tiveram minha admiração e respeito. Esta entidade tem grande importância para toda a classe médica porque reúne nomes que dignificaram e dignificam o exercício da medicina no nosso estado”, afirmou o médico Henrique Costa.

Participarão da cerimônia, além dos membros titulares, representantes das entidades médicas de Alagoas, como o Conselho Regional de Medicina, a Sociedade Alagoana de Medicina, a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Seccional de Alagoas e o Sindicato dos Médicos de Alagoas

A Academia – A Academia Alagoana de Medicina teve a sua pedra fundamental lançada em 31/01/1994. Em 18 de outubro do mesmo ano, data consagrada aos médicos, ocorreu a sua instalação oficial, sendo empossados seus membros. Fundada pelo pediatra Milton Hênio, a entidade possui 45 membros titulares e igual número de patronos.

Em 2024 a AAM irá comemorar 30 anos de fundação, reunindo na sua história ao longo dos anos os mais ilustres profissionais que se destacam na arte médica.

Fonte: Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

Na busca para reeleger-se, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, precisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *