3 de abril de 2024 10:25 por Da Redação
Indiferente aos riscos que representam os tanques de combustíveis das empresas Transpetro e Petrobras Distribuição, naquela área, o trade turístico alagoano avalia como positivo o projeto de requalificação da orla de Jaraguá, anunciado pela Prefeitura de Maceió. O trade quer somente garantir que o projeto potencialize o turismo na capital alagoana.
“Esperamos atrair um maior número de visitantes, o que certamente impulsionará nossa indústria hoteleira. Será também um grande passo para os bairros circunvizinhos, visto que tal obra tem potencial de gerar valorização imobiliária da região”, afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Gabriel Cedrim, em entrevista à comunicação da Prefeitura.
O empresário não fez qualquer menção aos riscos que os 4 tanques com petróleo e os 6 tanques de derivados, álcool e biodiesel ali instalados representam. São reservatórios que atendem ao estado de Alagoas, as refinarias da Petrobras e aos países importadores de álcool, mas que representam uma ameaça aos moradores de Jaraguá, impedidos, como toda população, de aproveitar aquele trecho do litoral alagoano.
Também vislumbrando somente a exploração turística, o presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, Milton Vasconcelos, na entrevista à comunicação municipal, definiu o projeto como uma obra de extrema importância para a capital e, principalmente para o turismo.
“Além de proporcionar uma integração dessas duas regiões, traz também, para o maceioense, um novo local de contemplação e lazer. Acreditamos que essa nova proposta, integrada ao projeto de urbanização da orla que foi proposto, requalificará o destino Maceió”, disse Vasconcelos, acreditando que o mirante projetado pela Prefeitura vai estimular os visitantes a permanecerem mais tempo na capital.
A estrutura anunciada, que prevê ciclovia, decks para contemplação e prática de pesca esportiva, pista de passeio e de cooper, academia ao ar livre e um espaço interativo, deixou os operadores do turismo entusiasmados. Os representantes de classe empresarial não demonstraram preocupação com os riscos que os tanques de combustíveis representam para a vida urbana em Jaraguá, e naquele trecho da praia da Praia da Pajuçara.