quinta-feira 25 de abril de 2024

Dietas vegetarianas e emagrecimento, isso funciona?

10 de julho de 2020 8:49 por Redação

NUTRIÇÃO SEM MISTÉRIOS

Antes de começar a falar das dietas vegetarianas e sua influência sobre o peso, convém que falemos um pouco sobre o que são esses planos alimentares, (ainda que o mundo pareça só se preocupar com o Corona vírus).

Para iniciar nossa conversa precisamos entender que existem vários tipos de dietas vegetarias, indo desde opções mais brandas, até as mais restritivas, o que elas têm em comum é o “não consumo de carnes”.

Dessa forma é possível ser vegetariano e consumir leite e/ou ovos nas opções menos exigentes ou escolher dietas mais restritivas, como a vegana, que não se permitem sequer o consumo de pequenas quantidades (traços) de nenhum alimento de origem animal, indo muito além da simples escolha do cardápio, sendo na verdade um estilo de vida que exclui qualquer sacrifício animal para conforto próprio, mas aqui não farei nenhuma consideração que extrapole a comida.

Das vantagens e desvantagens gerais:

As grandes vantagens da dieta vegetariana são a redução do consumo de gorduras e todos os benefícios que isso significa para saúde cardíaca, a diminuição do colesterol, a melhoria do controle do açúcar do sangue (ajudada pelo bom consumo de fibras), e a possibilidade de uma maior ingestão de alimentos antioxidantes, capazes de proteger o organismo contra uma série de doenças, mas nem tudo é tão fácil.

Para que as vantagens relacionadas acima aconteçam, é necessário que se faça uma boa escolha dos alimentos da dieta, quando os cardápios são elaborados com alimentos frescos e pouco processados, compostos por grãos e cereais integrais, castanhas, feijões e azeites, mas quando o vegetariano apenas “corta” as carnes e passa a fazer uso descontrolado de massas refinadas, doces e frituras, não há benefícios nessa escolha.

Das desvantagens, podemos relacionar o seguinte: apesar de adequados na maioria das vitaminas e minerais, a vitamina B12 e vitamina D, além dos minerais cálcio, ferro e zinco, requerem cuidado, já que os principais alimentos fontes são os de origem animal. Caso a escolha priorize comida processada como farinhas refinadas, açúcares e frituras, pode faltar também proteínas em quantidades adequadas, principalmente se não há consumo de leite e/ou ovo.

Uma sugestão simples é indicar que as dietas vegetarianas precisam ter os seguintes alimentos na rotina:
Verduras verde escuras, legumes e grãos como fonte de ferro que devem estar associadas às fontes de vitamina C das frutas cítricas, para melhorar a absorção.
Leguminosas como feijões, soja, lentilha e grão de bico, para melhorar o consumo de proteína
Nozes, castanhas e amêndoas, que ainda ajudam a repor fontes de proteínas, que somadas a chia e a linhaça, melhoram também o ômega-3.

E quanto a dúvida de ser esse plano eficiente ou não para emagrecimento… emagrecer requer que haja uma regra comum em todas as dietas… comer de forma moderada e manter alguma atividade física por mais simples que seja

Ainda que haja um cardápio bem escolhido, com alimentos selecionados e de boa qualidade, se não houver redução do consumo diário, não há perda de peso, portanto, se você apenas retirou as carnes e para “compensar” aumentou o consumo dos alimentos processados, o peso tende a subir.

Fica a dica – a perda de peso exige alguma disciplina e controle, a simples exclusão dos alimentos de origem animal não é suficiente para emagrecimento.

Na nossa próxima conversa trataremos das dietas de proteínas, na anterior falamos das dietas livres de gorduras, assim você pode ir fazendo sua escolha.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, nos mande uma mensagem, faz parte da intenção desse projeto trazer informações de seu interesse.

Um abraço e até lá.

*Katia Betina é nutricionista e escritora

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

10 de julho de 2020 8:49 por Redação Com o objetivo de investigar a

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

10 de julho de 2020 8:49 por Redação O prazo para entrega da Declaração

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

10 de julho de 2020 8:49 por Redação Em meio à epidemia de dengue e

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

10 de julho de 2020 8:49 por Redação A Secretaria de Estado de Alagoas

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

10 de julho de 2020 8:49 por Redação A Polícia Federal em Brasília indiciou

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

10 de julho de 2020 8:49 por Redação A Federação Alagoana de Esportes Colegiais

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

10 de julho de 2020 8:49 por Redação Por Stanley de Carvalho* Há 60

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

10 de julho de 2020 8:49 por Redação A Secretaria de Estado da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *