sábado 23 de novembro de 2024

Químico do Ifal aponta solução caseira como alternativa ao álcool para higienização de superfícies

12 de abril de 2020 3:02 por Marcos Berillo

A confirmação de que o coronavírus circula no Brasil, no começo de março último, provocou uma correria a farmácias, supermercados, mercadinhos e onde quer que fosse possível comprar álcool em gel e álcool 70. O produto é recomendado pelos médicos como uma das medidas de higiene que diminuem o risco de transmissão da Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus.

A pandemia fez os preços do álcool 70 e em gel subirem a alturas estratosféricas. O aumento da procura provocou a ganância dos comerciantes, que não se envergonham de reajustar preços. Um litro de álcool 70, por exemplo, que antes era vendido a R$ 7, subiu mais que o dobro. Porém, como recomendam os especialistas, quem não tem álcool 70 ou em gel, pode usar água e sabão, também uma eficiente forma de combater o coronavírus.

Professor Demétrius ensina como preparar a solução com água sanitária.
Foto: Ifal

Neste sentido, uma solução que combina água sanitária + água pode ser utilizada contra a Covid-19. Numa contribuição à luta que toda população está travando, o professor Demétrius Morilla, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Maceió, ensina a preparar em casa uma solução para limpeza de superfícies tão eficaz quanto o álcool em gel.

Alerta: não usar nas mãos

Professor de Química, Morilla afirma que basta utilizar 25 ml de água sanitária e 1 litro de água. A solução pode ser utilizada quando não há álcool disponível. Mas é bom ficar atento: a solução é para limpeza de superfícies. Ou seja, não deve ser utilizada para assepsia das mãos, pois o contato direto com derivados clorados pode irritar a pele.

A eficácia contra o vírus está na substância gerada pela reação química entre a água sanitária (hipoclorito de sódio) e a água, que origina um composto chamado “ácido hipocloroso”, capaz de reduzir a nível seguro a contaminação de superfícies. O professor de Química destaca que a solução é de fácil manuseio (devendo se tomar os devidos cuidados com o contato direto), baixo custo e alto rendimento, sendo sua utilização recomendada para objetos, embalagens, pisos, bancadas, maçanetas e calçados. Basta umedecer um pano e higienizar as superfícies desejadas.

Pesquisas científicas, amparadas pelo Conselho Federal de Química, comprovam que a ação de desinfecção das soluções diluídas está relacionada ao fato do Coronavírus (SARS-Cov-2) ser um vírus “envelopado”, com uma camada externa. Geralmente, os vírus envelopados são menos estáveis ao ambiente e mais suscetíveis à ação de oxidantes, como por exemplo, os derivados clorados como a água sanitária.

Para que a solução seja eficaz, o professor Demétrius Morilla recomenda que as proporções de água e água sanitária sejam respeitadas na solução. “Colocar água sanitária demais não garante um melhor resultado, pois a eficácia está justamente na reação química com a água”, destaca. Importante também manter a solução longe da luz solar, caso esteja em uma garrafa transparente. O frasco deve estar bem tampado, em local fresco e seco, para não perder seu potencial de desinfecção.

Com Ascom/Ifal

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

12 de abril de 2020 3:02 por Marcos Berillo Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

12 de abril de 2020 3:02 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

12 de abril de 2020 3:02 por Marcos Berillo Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

12 de abril de 2020 3:02 por Marcos Berillo Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

12 de abril de 2020 3:02 por Marcos Berillo A mineração predatória que a

12 de abril de 2020 3:02 por Marcos Berillo   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

12 de abril de 2020 3:02 por Marcos Berillo O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

12 de abril de 2020 3:02 por Marcos Berillo   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *