17 de abril de 2020 3:41 por Marcos Berillo
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) levou seis respiradores mecânicos da rede estadual de saúde até a unidade Fiat Chrysler Automóveis (FCA) localizada em Nova Goiana-PE. Após passarem por manutenção, as máquinas serão devolvidas ao Estado.
A iniciativa é uma parceria do Senai Nacional com dez grandes indústrias que se uniram numa rede voluntária para realizar a manutenção de respiradores mecânicos que estão sem uso, em todo o país, a fim de ajudar no tratamento de pacientes com a doença.
Aqui, os equipamentos foram coletados pelo Senai de Alagoas junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), antes de serem levados para o conserto, na manhã de hoje (17). Com o apoio do Senai, Alagoas terá mais respiradores mecânicos funcionando para dar assistência aos doentes que apresentam sintomas graves da Covid-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença provocada pelo novo coronavírus.
1 Comentário
6 respiradores? Isso pode parecer pouco, mas não é. Lembro que, de há muito, médicos no HGE vêm tendo que fazer escolha de Sofia por conta da quantidade restrita de respiradores. Falo isso porque há alguns anos uma amiga relatou que sua filha, que estudava medicina e estava fazendo estágio no HGE, assistiu a uma cena dessas em que uma médica retirou o respirador de uma idosa para utilizá-lo em uma pessoa mais jovem. A jovem estudante perguntou à médica o que ela faria se fosse a mãe dela, da médica. Essa história nunca me saiu da cabeça e uma vez tive a oportunidade de encontrar uma diretora do HGE, não me lembro o ano, e perguntei a ela por quê tão poucos respiradores. Quanto custava um respirador? É tão caro assim que seus médicos têm que fazer escolha de Sofia? Ela disse que não e que iria ver essa questão. Bom, confesso que deixei para lá essa história, não acompanhei mais. O momento torna mais imperativo que nunca que a sociedade se organize para acompanhar as ações do governo relativas às crises sanitária e social.