20 de abril de 2020 1:44 por Marcos Berillo
A cada dia é maior o número de maceioenses descumprindo o decreto de isolamento social para enfrentamento da pandemia Covid-19. A constatação é da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), que registrou aumento de 25% no número de ocorrências de descumprimento, entre a sexta-feira, 17, e o sábado 18, em toda região metropolitana da capital. Na sexta, a fiscalização registrou 20 ocorrências, número que chegou a 25 flagrantes, no dia seguinte.
Bares, restaurantes, lanchonetes abertos somam a maior parte das ocorrências. Dos 25 registros do último sábado, 15 foram desse tipo de flagrante. As demais situações foram no comércio, academias, atividade de venda em praias e lagoas, além de templos e igrejas.
Os bairros onde mais há violação são o Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Santo Eduardo, Jacintinho, Pitanguinha, Barro Duro, Feitosa, Cambona, Chã Bebedouro e Chã da Jaqueira.
A fiscalização, que é feita também pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), se estende ainda ao Centro Pesqueiro, Pontal, Trapiche, Prado, Ponta Grossa – nas praças Santa Tereza e Guedes de Miranda -, Vergel, Prado, Levada, Jatiúca, orla marítima, Avenida Jatiúca e a Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, antiga avenida Amélia Rosa.
Além do fechamento do estabelecimento, o proprietário pode ser autuado em caso de desobediência.
Para a fiscalização, a Polícia dispõe de 734 militares, 257 viaturas do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Programa Força Tarefa, além das unidades distribuídas pelo interior do Estado. As equipes estão realizando o policiamento ostensivo e restringindo o transporte rodoviário intermunicipal, conforme estabelece o decreto emergencial.
Segundo a Polícia Militar, a população pode ajudar denunciando por meio dos telefones 190 e 181 os casos de descumprimento, como o funcionamento de um estabelecimento comercial não listado na portaria como serviço essencial.
Já o Disque-denúncia, o 181, é indicado para denúncias de ações que foram divulgadas para ocorrer, a exemplo de shows e outras atividades que impliquem em aglomeração.