24 de abril de 2020 5:56 por Marcos Berillo
Dos 41 bairros de Maceió com registro de casos de Covid-19, Jatiúca e Ponta Verde concentram a maioria dos casos, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Os dois bairros reúnem o maior número de idosos com mais de 60 anos de idade em Maceió (IBGE) e com base no boletim epidemiológico usado pela Ufal na pesquisa, cada um deles tem entre 12 e 18 pacientes que testaram positivo.
Essa faixa da população é a mais vulnerável e suscetível a contrair o Covid-19, que já contaminou 324 pessoas em Alagoas e é extremamente volátil, de fácil circulação entre a população. Os números só não são piores no estado devido ao isolamento social em vigor.
A Ponta Verde reúne 16,65% da população de terceira idade de Maceió e Jatiúca 14,07%. Com base nos dados da Ufal, os bairros da orla de Maceió concentram o maior número de novos casos de Covid-19 no Estado, principalmente por reunirem o grupo de risco numa região onde, além de residências, também é grande a concentração comercial e o fluxo de consumidores.