30 de abril de 2020 7:01 por Marcos Berillo
Alagoas já ultrapassou os mil casos de testes positivos para o coronavírus. O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) desta quinta-feira (30) confirma mais 88 casos de Covid-19 no Estado que chegam, no total, a 1.045.
Destes, até o momento, 659 estão em isolamento domiciliar e 101 internados em leitos públicos e privados, sendo 42 em UTI e 59 em enfermaria. Outros 238 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 518 casos em investigação laboratorial.
Alagoas tem 47 óbitos confirmados, sendo 35 homens e 12 mulheres. Todas as vítimas residiam em Maceió e tinham entre 25 e 64 anos.
Sobrecarga
De acordo com o governo estadual, somente em Maceió, quase metade dos leitos de UTIs destinados à internação de pacientes com Covid-19 já estão ocupados. O visível descumprimento do isolamento social por grande parte da população alagoana levou o corpo técnico da Sesau a projetar uma sobrecarga da rede hospitalar pública para a segunda quinzena de maio.
“A situação é preocupante e a ocupação dos leitos só aumenta, conforme temos acompanhado. Hoje mesmo vi uma fila quilométrica na porta de um banco. As pessoas sequer estão respeitando as marcações [de lugar]e o distanciamento entre um indivíduo e outro. O Estado está fazendo a parte dele, é preciso também que as pessoas façam a sua parte e fiquem em casa, porque se a população continuar descumprindo o isolamento social, é possível que haja um estrangulamento do sistema de saúde nos próximos 15 dias”, afirmou a médica infectologista e diretora do Hospital Escola Helvio Auto, Luciana Pacheco.
De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Alagoas está entre os estados com maior velocidade no aumento de casos de Covid-19, e, ao lado do Amazonas, Rondônia, Pará, Paraíba e Pernambuco, tem essa evolução equivalente à registrada na Itália semanas atrás. O estado tem o pior índice de isolamento do Nordeste, com apenas 44,3% da população cumprindo a medida.