1 de julho de 2020 4:08 por Marcos Berillo
Após o anúncio de que as igrejas estão entre os estabelecimentos que podem abrir a partir desta sexta-feira (3), desde que sigam o protocolo sanitário para evitar a propagação do novo coronavírus, o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, frisou que as Igrejas “serão abertas com responsabilidade, legalidade e sem precipitação”.
Pelas regras, os templos religiosos poderão reabrir em 30% de sua capacidade na capital. Por isso, o arcebispo pediu ao “povo de Deus” paciência e revelou que, em breve, as novas determinações eclesiais serão divulgadas.
O anúncio foi feito durante a missa transmitida pelas redes sociais ontem (30), às 17h, e se inspirou no Evangelho do dia, a passagem em Mateus fala de Jesus e os apóstolos dentro do barco durante a tempestade, para informar e catequizar os fiéis.
“Esse episódio mostra como devemos nos comportar diante dessa pandemia. O Evangelho de Mateus diz que Jesus dormia no barco enquanto os ventos açoitavam a embarcação, já Marcos relata que o Mestre estava recostado ao fundo em um travesseiro. E então temos um gesto muito bonito dos discípulos, a iniciativa de acordar o Mestre”, refletiu Dom Antônio.
“Nós vamos começar a retomar as nossas celebrações, mas ainda vamos comunicar no momento oportuno e propício com responsabilidade e todas as recomendações necessárias”, reforçou Dom Antônio Muniz.