14 de julho de 2020 8:42 por Thania Valença
Lojas e estabelecimentos de rua acima de 400 m², shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres, templos, igrejas e demais instituições religiosas vão poder reabrir, provavelmente a partir da próxima segunda-feira, 20. Estarão liberados também, embora com metade (50%) de sua capacidade, os bares e restaurantes e o transporte intermunicipal e turístico.
Com essa reabertura, Maceió e parte dos municípios da região Metropolitana e da região Norte entram na fase amarela do isolamento social. As novas regras, que flexibilizam ainda mais as atividades comerciais, foram anunciadas no início da noite desta terça-feira, 14, pelo governador Renan Filho (MDB).
Segundo ele, que anunciou a flexibilização em entrevista coletiva on line, o novo decreto segue as diretrizes da Matriz de Risco, que norteia a reabertura gradativa dos setores produtivos em cinco fases, classificadas nas cores vermelha, laranja, amarela, azul e verde.
Se os números da Covid-19 (óbitos e infectados) continuarem diminuindo, a próxima fase será azul, com abertura de cinemas, teatro e museu, funcionando com 33% de sua capacidade, e academias, clubes e centro de ginástica, que poderão reabrir com 50% de sua capacidade.
Ainda na fase azul, bares e restaurantes poderão aumentar seus serviços, passando a funcionar com 75% de sua capacidade. O mesmo vale para templos, igrejas e demais instituições religiosas, e o transporte intermunicipal e turístico.
“Estamos melhorando, estamos vencendo juntos e precisamos continuar com as medidas de isolamento, com as medidas de higiene pessoal e com o uso de máscaras”, disse Renan Filho, ressaltando que a população deve continuar adotando todas as medidas de proteção. Mais uma vez o governador disse que haverá reforço na fiscalização nas ruas, trabalho que será feito em parceria com a Prefeitura de Maceió.