sábado 23 de novembro de 2024

Sem distanciamento e passageiros em pé, transporte coletivo ameaça controle da pandemia Covid-19

20 de julho de 2020 10:17 por Thania Valença

É fato que a população deve estar consciente de que os riscos ainda são altos, e por isso não pode prescindir do uso constante de máscaras, e higiene principalmente das mãos, mas é obrigação de qualquer empresa cuidar do cumprimento das normas do decreto de Distanciamento Social Controlado, que visa reduzir a contaminação pelo novo coronavírus. Assim, nenhum empresário ou gestor pode transferir para o consumidor a responsabilidade por aglomerações em lojas e outros estabelecimentos comerciais.

Cenário de risco no s terminais de ônibus de Maceió
Foto: Reprodução

Esse entendimento vale também para as empresas de transporte urbano, que nesta segunda-feira, 20, passaram a atuar com 100% da frota. Lamentavelmente o que se viu nos principais terminais de ônibus de Maceió foi aglomeração e ônibus lotados, com muitos passageiros em pé. Reportagem da TV Gazeta, no ALTV 1ª Edição, mostrou que, apesar da presença de fiscais e agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) os cuidados necessários não estão sendo respeitados.

O distanciamento entre as pessoas é um dos principais problemas nos terminais do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). No início da pandemia, o primeiro decreto de emergência com medidas de restrição contra o coronavírus reduziu a frota em 70% prevendo uma demanda menor de passageiros. O decreto de emergência já proibia viagens de passageiros em pé.

Por seu lado, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) determinou que as empresas que compõem o SIMM garantam a esterilização diária dos terminais e dos ônibus, com a desinfecção dos assentos, barras de apoio, janelas, catracas e piso.

Medidas de higiene, rigorosas no início da pandemia, estão sendo esquecidas
Fotos: SMTT

No auge da pandemia, quando Maceió registrava mais de 100 mortes em uma semana, o superintendente municipal de transportes, Antônio Moura, foi incisivo:

“Além da higienização dos coletivos e dos terminais de ônibus, a SMTT determinou ainda o reforço de fiscais nos terminais para melhor orientar a população na hora do embarque nos coletivos. Também foi determinada a implantação de faixas de distanciamento de um metro e meio nas plataformas de embarque, a exemplo das instaladas no terminal do Benedito Bentes, assim como também a distribuição gratuita de álcool em gel e de máscaras para todos os motoristas e cobradores do sistema de transporte. São medidas necessárias, que tem ajudado a salvar vidas”.

O decreto nº 8.877, assinado pelo prefeito Rui Palmeira e publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município de 07 de maio de 2020, reforçou as medidas para evitar o contágio para evitar o crescimento dos níveis de infecção e mortes por Covid-19. As empresas receberam a recomendação para detectar a temperatura dos funcionários, no início e ao final de cada turno de trabalho, e que aqueles que apresentem sintomas gripais e/ou residam com integrantes do grupo de risco, seguindo, em caso positivo, as normas do Ministério da Saúde.

Antonio Moura diz que pode haver readequação da operação nos terminais

Porém, essas determinações estão sendo esquecidas. O distanciamento não está sendo cumprido nem nos terminais e nem nos pontos de ônibus da capital. Tal situação precisa ser revista pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), diante do risco ainda presente de aumentarem os registros de óbitos.

O superintendente Antônio Moura voltou a dizer a que população só use o transporte em caso de extrema necessidade. “Recomendamos que os cidadãos só utilizem o transporte quando for extremamente necessário. Caso precise sair de casa, orientamos que os usuários consultem os horários dos coletivos no aplicativo CittaMobi para evitar a exposição nas ruas e diminuir os riscos de contágio pela Covid-19. Usem máscaras e utilizem álcool em gel sempre, de preferência antes e após o embarque nos coletivos”, afirmou ele, durante entrevista na TV Gazeta.

Moura afirmou ainda que agentes e fiscais da SMTT estão atuando na fiscalização nos principais terminais de ônibus e corredores de transportes, e que as equipes vão intervir em casos de descumprimento dos decretos estadual e municipal. “Vamos analisar e, a partir da quarta-feira, tomaremos as medidas de readequação”- anunciou o superintendente.

A população espera que a SMTT observe principalmente se as empresas de ônibus estão cumprindo as normas do decreto.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

20 de julho de 2020 10:17 por Thania Valença Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

20 de julho de 2020 10:17 por Thania Valença A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

20 de julho de 2020 10:17 por Thania Valença Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

20 de julho de 2020 10:17 por Thania Valença Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

20 de julho de 2020 10:17 por Thania Valença A mineração predatória que a

20 de julho de 2020 10:17 por Thania Valença   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

20 de julho de 2020 10:17 por Thania Valença O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

20 de julho de 2020 10:17 por Thania Valença   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *