22 de julho de 2020 10:52 por Thania Valença
Com a ajuda de moradores da localidade, e aproveitando a maré alta, equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) finalmente conseguiram que a baleia da espécie Balaenoptera physalus, que encalhou na praia Carro Quebrado, no município de Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas, voltasse ao mar aberto. A operação, realizada no final da tarde desta terça-feira, 21, exigiu a participação de mais de 50 pessoas, entre moradores e técnicos dos órgãos de meio ambiente.
Com as ondas mais altas espraiando-se, o corpo do animal descolou-se da areia, permitindo sua liberdade.
Participaram da ação técnicos da Prefeitura da barra de Santo Antônio, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marinha do Brasil e da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hídricos de Alagoas (Semarh/AL).
As equipes passaram quase dois dias cuidando para manter a baleia viva. A expectativa dos biólogos, de que, com a maré alta, o animal conseguiria voltar ao mar, acabou confirmada.
“Cuidamos pra que ela mesma aproveitasse a maré, já que não é possível o acesso de uma retro-escavadeira até esse ponto da praia” – disse a bióloga Valtiane Bomfim, em entrevista à TV Gazeta. Segundo ela, o equipamento seria o mais adequado a essa operação, por se tratar de um animal grande e bem pesado.
Com 13m de comprimento, a baleia apresentava diversos ferimentos pelo corpo, além de estar bastante debilitada.
Veja o vídeo aqui