7 de agosto de 2020 4:23 por Marcos Berillo
Um homem de 24 anos, que tinha imunossupressão e morreu na Santa Casa de Maceió, e uma mulher de 47 anos, diabética, que faleceu no Hospital Geral do Estado (HGE) estão entre as 11 vítimas fatais da Covid-19 registradas no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgado hoje (7).
Com isso, sobe para 1.654 o número de óbitos decorrentes da doença causada pelo novo coronavírus em Alagoas. Em 24 horas surgiram 823 confirmações de pessoas contaminadas, totalizando 65.916 casos no Estado. Deste total, 5.259 estão em isolamento domiciliar e 176 internados em leitos públicos e privados. Outros 58.825 pacientes estão recuperados da doença. Há 1.470 casos em investigação laboratorial.
Maceió terá centro para tratar pacientes com sequelas da Covid-19
Em breve, os pacientes que apresentarem complicações após contraírem Covid-19 vão ser tratados no Centro de Especialidades Eliane Machado, que fica localizado nas proximidades do PAM Salgadinho, no centro de Maceió.
A inauguração acontece nos próximos dias, disse o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, que visitou as obras na manhã de hoje (7).
A unidade contará com pneumologistas, cardiologistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros especialistas. Exames como tomografia, ecocardiograma, eletro e raio-x serão realizados no local.
O local não funcionará como “porta aberta”. Será com horário marcado para os pacientes, que serão atendidos de segunda à sexta, das 7h às 19h.
Os pacientes serão encaminhados das unidades de saúde do Município e dos Hospitais. Haverá ainda marcação pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora) e uma reserva técnica para os pacientes encaminhados direto das Unidades de Referência em Síndrome Gripal.