29 de agosto de 2020 5:49 por Thania Valença
O eleitor terá mais tempo para votar. A decisão é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu ampliar o horário de votação nas Eleições Municipais de 2020 em uma hora por conta da pandemia da Covid-19. Assim, o horário de ir às urnas será de 7h às 17h (considerando o horário local) no primeiro turno, em 15 de novembro, e, onde for necessário, no segundo turno, marcado para 29 de novembro.
Até a última eleição, em 2018, o horário de votação era de 8h às 17h.
Com doação de empresas e de entidades de classe o TSE vai garantir equipamentos de proteção individual, como máscaras, protetores faciais (face shiels) e álcool em gel e spray para quem trabalhar na eleição, além de álcool em gel para que eleitores higienizem as mãos nas seções de todo o país.
“Nós estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia. É votando nas eleições municipais que você define o destino da sua cidade e, em última análise, os rumos do Brasil. Vote consciente”, afirmou o presidente do TSE, Luiz Roberto Barroso.
Segundo ele, apesar do momento delicado para a saúde pública, os eleitores podem e devem exercer o direito do voto – com todos os cuidados necessários -, uma vez que esse é o instrumento pelo qual os cidadãos definem os rumos do país.
O Brasil tem quase 148 milhões de eleitores aptos a participar da eleição 2020.