1 de outubro de 2020 5:07 por Da Redação
Texto: Thania Valença
Aos 33 anos, completados nesta quinta-feira, 1º, o deputado estadual Davi Cabral Davino Filho é o candidato do “Centrão” alagoano a prefeito de Maceió. Filiado ao Partido Progressista (PP), Davi Filho, como é conhecido, é o candidato da coligação formada pelos seguintes partidos: DEM / PTC / PSDB / PP / PSC / PROS / PRB.
Isso significa amplo apoio da maioria dos deputados estaduais e dos vereadores maceioenses.
No Legislativo, sua frente de apoio é liderada pelo deputado Marcelo Vítor, presidente da Assembleia, enquanto no âmbito da Câmara Municipal de Maceió, a articulação é tarefa de seu pai, o vereador Davi Davino.
Eleito com 10.746 votos para o sétimo mandato de vereador, o que surpreende os que desconhecem sua política de bastidores, Davi Davino tem o trabalho social como bandeira política. Seu prestígio eleitoral garantiu ao filho, agora candidato a prefeito da capital, o segundo mandato de deputado estadual.
Nesta nova missão, Davi Filho conta ainda com o patrocínio do deputado federal Arthur Lira.
É aqui que começa a agonia dos adversários!
Desfrutando de prestígio junto ao governo federal, tendo se tornado “amigo de infância” de Jair Bolsonaro, Arthur Lira quer ligar a eleição de novembro próximo, com a sucessão estadual, em 2022.
Com objetivos definidos e claros, o deputado federal e líder do PP tem se movimentado com destreza na cena nacional. Seu nome já é apontado como preferido de Bolsonaro para a presidência da Câmara Federal, na sucessão de Rodrigo Maia.
A cada movimento Arthur Lira se transforma em séria ameaça ao grupo dos Calheiros – senador Renan, e Renan governador – e do prefeito Rui Palmeira.
Nesta eleição municipal, dá uma cartada de mestre! Se conseguir eleger Davi Filho prefeito de Maceió, poderá mudar os rumos da eleição ao governo e ao Senado, que em 2022 só preencherá uma vaga. E mais, deverá se lançar candidato a governador, montado numa forte estrutura política e, principalmente, financeira.
Assim, com Maceió sendo a “cabeça da ponte eleitoral” para 2022, o Centrão alagoano dá a largada em direção ao Palácio República dos Palmares, agoniando os adversários.
Alguns fatos dessa campanha municipal:
1 – A coligação que apoia Davi Filho, vale alertar, está entre as maiores, com tempo de televisão e dinheiro do fundo partidário que faz inveja aos demais candidatos.
2 – A rede de apoio do candidato Davi Filho é, no primeiro momento, quase invisível, mas presente nas grotas e na periferia da capital.
3 – Davi Filho tem potencial para disputar com os demais candidatos que pretendem chegar ao segundo turno.
Quem viver, verá!