7 de outubro de 2020 4:28 por Da Redação
Entre os meses de agosto e setembro, o número de ocorrências atendidas pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), relativas a casos de Covid-19, registrou queda de 43,29%.
Em números absolutos, enquanto no mês de agosto foram atendidos 626 pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19, em setembro o número de assistências caiu para 355, ou seja, 271 registros a menos, segundo a Supervisão Geral do Samu Alagoas.
Desde o início da pandemia, em março deste ano, até o mês passado, as 35 bases descentralizadas do Samu Alagoas e as centrais de regulação de Maceió e Arapiraca já liberaram viaturas para 30.347 ocorrências. Dessas, 4.712 foram atendimentos relacionados à Covid-19, o que representa 15,52% do total.
De acordo com a médica Josileide Costa, supervisora-geral do Samu Alagoas, todo esse período de pandemia tem representado um novo desafio para os profissionais que trabalham no órgão. Isso porque, segundo a gestora, a grande quantidade de transferências, atendimentos primários e orientações médicas que os profissionais têm feito em razão do novo coronavírus, se somaram as ocorrências de urgência e emergência que sempre foram feitas.