domingo 8 de setembro de 2024

Escola Sesi Senai do Benedito Bentes classifica duas equipes para etapa nacional da OBR

Realizada 100% online, competição traz um desafio a mais para estudantes

4 de novembro de 2020 3:10 por Da Redação

Robô virtual programado por alunos à distância | Reprodução

Duas equipes da Escola Sesi Senai do Benedito Bentes se classificaram para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), após alcançarem o índice de pontuação na etapa estadual, realizada no último dia 22 de outubro. O resultado foi confirmado pela organização do evento nessa segunda-feira, 2.

Nesta edição, a competição coordenada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acontece em meio à pandemia de Covid-19. E justamente por conta desse cenário, as olimpíadas – regional e brasileira – adotaram o formato virtual, trazendo um desafio a mais para os estudantes: a adaptação ao novo formato de programação dos robôs, totalmente à distância.

O professor de Robótica da Rede Sesi Senai de Educação, Eduardo Monteiro, explica como funciona. “Eles se cadastram no ambiente virtual, o sBotics, onde encontram modelos de robôs, escolhem um deles e desenvolvem a programação para que funcione. Como é o primeiro desafio realizado totalmente de forma virtual, o diferencial é aprender essa nova linguagem de programação”, disse, ao acrescentar que, dessa forma, os alunos participam das provas sem saírem de casa.

André Vinícius considera que tem mais tempo para programar robô | Divulgação

Para o aluno André Vinícius Barros Loureiro, de 13 anos, a experiência na olimpíada virtual foi bem legal. Ele é integrante da equipe Sesi Senai Roboben, que compete na categoria ensino fundamental, juntamente com os colegas Gleicy Vitória Barros Gomes, 12, e Kauã Emanuel Vicente Crescêncio, 13.

O adolescente, que no ano passado não se classificou para a OBR, acredita que o ambiente virtual facilitou a conquista deste ano. “No sBotics, agora, eu consegui ir ao nacional, pois me adaptei melhor e tive mais tempo para programar o robô. Eu achei bem simples de programar, bem bacana como eles fazem, como funcionam as coisas. Eu gostei bastante e pretendo continuar usando ele [sBotics] para as próximas competições, se for usado como uma modalidade da OBR”, disse.

A outra equipe classificada, esta no ensino médio, é a Sesi Senai Robomac, que tem os alunos Evellyn Joana dos Santos Silva, 15, Girlene de Oliveira, 15 e Carlos Eduardo dos Santos Silva, de 18 anos. Segundo o garoto, a mudança foi grande, pois, em três anos, esta é a primeira vez da equipe numa competição online.

Para Carlos Eduardo, nova forma de competir nivelou equipes | Divulgação

Não é possível manusear o robô a ser montado e programado, o que igualou o nível das equipes, segundo ele. “Eu consegui crescer muito na parte de programação, lógica de programação e aprender como usar isso ao meu favor. A minha equipe também conseguiu porque nesse simulador você escolhe um robô e o monta. Então, a maior parte do que você tem que fazer é programar”, afirmou.

Calendário  

A Olimpíada Brasileira de Robótica começa dia 11 próximo, com as provas para os alunos do ensino fundamental. No dia 12, será a vez do ensino médio. O desafio final para as melhores equipes das duas categorias será dia 13. Os vencedores serão conhecidos no dia 14, quando ocorrerá a premiação virtual.

Fonte: Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

4 de novembro de 2020 3:10 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

4 de novembro de 2020 3:10 por Da Redação A mineração predatória que a

4 de novembro de 2020 3:10 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

4 de novembro de 2020 3:10 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

4 de novembro de 2020 3:10 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

4 de novembro de 2020 3:10 por Da Redação Na busca para reeleger-se, o

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

4 de novembro de 2020 3:10 por Da Redação Com o objetivo de ajudar

STF volta a julgar recurso de Collor para anular condenação por corrupção na Lava-Jato

4 de novembro de 2020 3:10 por Da Redação O Supremo Tribunal Federal (STF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *