24 de novembro de 2020 4:22 por Da Redação
A partir desta quarta-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) contará com um avião para operações. Trata-se de um Cessna 210, de fabricação americana, movido a hélice por um motor a pistão com seis cilindros que proporcionam 310 cavalos de potência. Com isso, a corporação espera reduzir o tempo para atendimento a ocorrências de maior distância que necessite de um recurso especializado.
Esta aeronave tem capacidade de transportar dois tripulantes e quatro passageiros, possuindo peso máximo de carregamento de 785 kg, incluindo o combustível, que com o volume dos tanques pesam 245 kg, restando para tripulantes, passageiros e bagagens 540 kg. Sua autonomia permite deslocar com segurança por uma distância de 1250 quilômetros.
Por ser um avião rústico pode pousar em pistas de barro, facilitando a operação em vários locais do interior do Estado de Alagoas. O avião possui uma asa alta que favorece a visão, sendo muito utilizado para realizar buscas. O avião é homologado para realizar o voo noturno e em algumas condições climáticas de baixa visibilidade.
O avião foi apreendido do tráfico de drogas e cedido ao CBMAL através de decisão judicial do Mato Grosso. Ele estava de posse do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e foi repassado há alguns dias para a corporação alagoana. No CBMSC, a aeronave realizou várias missões, focadas principalmente em buscas e transporte aeromédico.
O Avião Bombeiro 01 será, também, colocado à disposição para atuar em conjunto com o Samu.
Com essas características, tal aeronave poderá realizar as seguintes atividades:
⁃ Transporte de militares e autoridades para apoio a ocorrências em locais distantes;
⁃ Sobrevoos servindo como plataforma de observações em busca de embarcações;
⁃ Transporte de equipe com cães para ocorrências de busca e salvamento;
⁃ Apoio administrativo;
⁃ Transporte de tropa;
⁃ Transporte aeromédico (UTI aérea);
⁃ Transporte de órgãos e tecidos para transplantes;
⁃ Transporte de carga;
⁃ Busca e localização em terra e no mar;
⁃ Monitoramento de focos de incêndio florestal;
⁃ Patrulhamento preventivo e monitoramento ambiental;
⁃ Lançamento de paraquedistas;
⁃ Ajuda humanitária (transporte de alimentos, medicamentos e água para comunidades isoladas ou por decreto de estado de emergência ou calamidade pública);
⁃ Transporte de peritos oficiais do Estado.
⁃ Apoio a secretarias de Estado e ao Poder Judiciário.