24 de novembro de 2020 12:50 por Da Redação
A primeira pesquisa para o segundo turno das eleições em Maceió foi divulgada na noite desta segunda-feira, 23, pela TV Gazeta. O resultado estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor) mostra o candidato João Henrique Caldas, o JHC (PSB), à frente, com 42%, e Alfredo Gaspar (MDB), com 38%.
E a TV Gazeta antecipa que esta não será a única pesquisa divulgada pela emissora. Nesta sexta-feira, 27, a dois dias da votação em segundo turno, serão apresentados os números de mais uma sondagem encomendada ao Ibope.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, sob o código AL-08875/2020 e por ela a TV Gazeta, emissora de propriedade do senador Fernando Collor (Pros/AL), pagou R$ 35.784,00. Aliados de Collor garantem que ele ainda não decidiu em quem vai votar neste segundo turno.
Mas, pela análise das informações e posições dos veículos de sua propriedade, JHC é o preferido da Organização Arnon de Mello (OAM), grupo de comunicação que reúne as Gazeta’s, empresas do senador. É tanto que o portal gazetaweb.com, anunciou dessa forma que a pesquisa estava sendo feita:
“O levantamento desta segunda-feira deve mostrar a tendência do comportamento do eleitor, após uma semana de campanha intensa na rua dos candidatos e o reinício da propaganda eleitoral no rádio e na TV. Será possível prever para quem devem ir os votos de Davi Filho (PP), terceiro colocado no primeiro turno.
O maceioense tem a opção de escolher entre o continuísmo, representado pela candidatura de Alfredo Gaspar de Mendonça, apadrinhado pela família Calheiros e pelo atual prefeito Rui Palmeira (sem partido), e JHC, que propõe a mudança de gestão, conforme 71% dos eleitores mostraram no primeiro turno”. (https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2020/11/tv-gazeta-divulga-hoje-pesquisa-ibope-para-prefeito-de-maceio_120659.php).
Com margem de erro de 4%, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, o Ibope diz ter ouvido 504 eleitores, entre os dias 17 e 23 de novembro, em vários bairros da capital.
Segundo foi divulgado, JHC abriu uma vantagem de quatro pontos sobre Alfredo Gaspar. Foi dito ainda que 11% dos eleitores ouvidos vão votar branco ou nulo, e 9% não sabem ou não responderam em quem devem votar no domingo, 29.
Estímulo
Antes de perguntar, entre Alfredo Gaspar e JHC, em quem o eleitor votaria, os pesquisadores do Ibope fizeram a seguinte indagação:
– Para começar, como o(a) sr(a) diria que se sente com relação à vida que vem levando hoje?
As normas da legislação eleitoral desaconselham incluir perguntas dessa natureza, ou de avaliação de um governo, antes das questões sobre intenção de voto. Essa forma leva o eleitor a pensar sobre o governo e a associá-lo ao seu candidato. Um estímulo que tira a isenção da resposta.
No caso da pesquisa do Ibope para a TV Gazeta, há que se questionar a isenção dos números divulgados pela emissora cujo proprietário tem um histórico político-eleitoral extenso.
Na pergunta seguinte não é apresentado os nomes dos candidatos, e o entrevistador diz:
– Se o SEGUNDO TURNO das eleições para Prefeito de MACEIÓ fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria?
A terceira pergunta dos entrevistadores do Ibope é:
– E em qual destes candidatos a Prefeito de MACEIÓ o(a) sr(a) votaria se a eleição fosse hoje?
Aqui são apresentados os nomes de Alfredo Gaspar e JHC.
A pesquisa pergunta ainda se o entrevistado pode mudar de opinião na hora do voto, se independente de seu voto quem ele acredita que vai ganhar, em quem votou no 1º turno, como avalia o governo de Jair Bolsonaro, se considerando a pandemia do coronavírus e as medidas restritivas de prevenção, vai mesmo votar no dia 29, e outros questionamentos sobre raça, religião, escolaridade.