11 de janeiro de 2021 10:38 por Da Redação
Ambientalistas e pescadores deram início, nesse domingo (10), à restauração do manguezal ao redor ao redor da estátua da Miss Sururu, na Lagoa Mundaú, em Maceió. A ação faz parte do Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD), gerido pelo Coletivo Enxame Produções Ambientais, Greenpeace Alagoas e Instituto EcoManguaba, em parceria com diversas ONGs, pescadores e Movimento dos Povos da Lagoa.
O objetivo é o plantio de 200 mudas de Mangue Vermelho (Rhisoflora mangue) na ilha da Miss Sururu e incentivar práticas de gestão ambiental na APA de Santa Rita e CELMM (Complexo Estuarino Mundaú Manguaba).
“Plantar as mudas é apenas um dos passos de nossa ação, conscientizar a população sobre a importância ecológica do ecossistema mangue, incentivar mutirões de limpeza na orla lagunar, que por sinal está cheia de lixo, plástico, peixes sacolas, resto de sofá e até cama box. Entendermos que a limpeza da Laguna é uma questão de saúde pública, de responsabilidade da prefeitura, mas, também, de toda a comunidade e cidadão”, afirma Carlos Almeida, um dos monitores da brigada ambiental Octávio Brandão.
Nesse domingo, ele e o ambientalista Alonso Calheiros Netto, guiados pelo pescador Moisés de Oliveira, realizaram a primeira Eco trilha Marginal da Laguna Mundaú (na APA de Santa Rita).