13 de janeiro de 2021 12:15 por Da Redação
O Corpo de Bombeiros resgatou, na tarde de ontem (12), um grupo de cinco pessoas – dois casais e uma criança de cinco anos – que se perdeu durante trilha na Serra de Meirús, no município de Pão de Açúcar, Sertão alagoano. Eles iniciaram a caminhada por volta das 9h e ligaram para os bombeiros às 14h47.
De acordo com relato da central do grupamento de bombeiros de Santana do Ipanema, que recebeu o pedido de socorro, na ida, devido ao calor e ao cansaço, uma das mulheres e a criança, mãe e filha, desistiram da trilha e decidiram aguardar o restante do grupo concluir a trilha, para encontrar com eles no retorno.
As outras três pessoas, um casal e um homem, continuaram a trilha, porém, no retorno, o grupo se perdeu. Como o trio já estava bastante exausto e desidratado, sem condições físicas de continuar tentando voltar para a trilha, decidiu pedir ajuda. O horário avançado também pesou na decisão.
Os militares do Posto de Bombeiros de Santana do Ipanema chegaram ao grupo após um deles compartilhar a localização pelo telefone celular. O helicóptero Falcão 03, do Batalhão de Arapiraca, foi utilizado no resgate, pois o acesso ao local por via terrestre levaria horas. Enquanto isso, a situação do grupo era constantemente monitorada pela equipe de Santana.
Ainda segundo os bombeiros, com o auxilio da localização por GPS foi encontrado um casal, pela a equipe aérea do Falcão 3. Como o local era de difícil acesso, inviabilizando o pouso do helicóptero, um dos tripulantes saltou da aeronave, próximo ao local, levando água para o casal, que estava bastante desidratado, e os guiou até um local seguro, onde a aeronave pousou para o resgate.
O outro integrante do grupo que estava junto do casal resgatado tinha ido em busca da mulher e da filha que tinham ficado esperando o grupo no inicio da trilha. Ele conseguiu encontrá-las e também mandou a localização aos bombeiros, que fizeram o resgate da família.
O homem estava muito debilitado fisicamente. Como já estava anoitecendo, o resgate pelo helicóptero tornou-se inviável. Eles foram socorridos por uma guarnição do Posto de Bombeiros de Santana. Pai, mãe e filha foram encontrados pelos bombeiros por volta das 18:30h, bastante debilitados e desidratados.
Após o processo de hidratação e condução do grupo até um local seguro, não foi necessário encaminhá-los para apoio médico/hospitalar.