19 de janeiro de 2021 12:28 por Da Redação
A assistente social Marta Antônia de Lima, de 50 anos, é a primeira alagoana a receber a dose da Coronavac, vacina do Instituto Butantan, produzida com o laboratório chinês Sinovac ,que previne a Covid-19. Ela atua como supervisora assistencial do Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), em Maceió, onde ocorreu a imunização, na manhã de hoje (19).
Na sala de vacinação estavam presentes o governador Renan Filho, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres e a equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
“Gratidão e esperança são as minhas únicas palavras para este momento histórico” disse Marta, que não ficou nem um pouco nervosa quando recebeu a primeira dose do imunizante. Só fechou os olhos e agradeceu.
“Sou feliz e realizada com meu ofício. Por isso, esta ocasião é de muito reconhecimento, perspectiva e concretização”, destacou ela, que atua no Sistema Único de Saúde (SUS) há 22 anos, sendo 11 deles dedicados à Sesau.
A assistente sócia Marta Antônia é a irmã mais velha de cinco irmãos. Viúva, ela mora com a filha Ana Flávia, de 24 anos. Pesando 83 quilos, distribuídos em 1,62 metro de altura, a mulher de traços indígenas não apresenta nenhum tipo de comorbidade e, desde o início da pandemia, tem tomado as precauções necessárias para não se infectar com o vírus. Cuidadosa, ela não contraiu a Covid-19.
Esquema de segurança
Inicialmente previsto para aterrissar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares às 16h45, o avião contendo 87.760 doses da CoronaVac destinadas aos alagoanos somente pousou na capital por volta das 22h46 dessa segunda-feira (18).
A recepção e a distribuição das unidades contaram com forte esquema de segurança, mobilizando as forças de segurança do Estado, equipes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Veja:
Primeiro grupo
Serão vacinados, neste primeiro momento, profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus e pessoas com mais de 75 anos de idade, esse grupo com 71.080 doses disponíveis; e indígenas aldeados, para os quais foram recebidas 16.680 doses.
*Com Agência Alagoas