19 de janeiro de 2021 1:54 por Da Redação
Somente nessa segunda-feira (18), 86 pessoas foram atendidas no centro de triagem que voltou a funcionar na antiga Unidade Sesi Senai de Penedo. Destes, 36 foram submetidos ao teste rápido, após passar por avaliação médica, com 19 resultados positivos para Covid-19.
Para se ter uma ideia de como a nova onda do novo coronavírus se espalha, no pico da pandemia, em Penedo, a média diária de casos positivos chegou a 20. É uma nova fase traiçoeira, já que os sintomas são mais leves, mas, provavelmente, não se trata de apenas um resfriado, alerta a médica Vivian Moura Holanda, da Unidade de Referência em Síndromes Gripais do município histórico.
“Nessa segunda onda, os quadros geralmente são mais leves, a ponto de a população não suspeitar de Covid por esperar por algo muito exacerbado, muito agudo”, esclarece.
Mais relaxada por conta da redução de contágio – condição alcançada graças às medidas de prevenção como uso obrigatório de máscara, higienização pessoal e de alimentos, e o distanciamento social –, a população mudou de comportamento também na hora de buscar assistência especializada.
“As pessoas estão demorando mais a procurar atendimento. Felizmente, nós estamos conseguindo tratar, ambulatorialmente, aqui mesmo no centro de síndromes gripais, com internação só em último caso”, explica Vivian Holanda.
Durante a semana passada, todos os dias da semana registraram mais de 50 pessoas atendidas na Unidade de Referência em Síndromes Gripais, com pelo menos 10 diagnósticos positivos para Covid por dia.
A Unidade de Referência em Síndromes Gripais funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17 horas. O acesso é permitido apenas com uso de máscara, sendo necessário apresentar documento oficial com foto, CPF e cartão SUS na recepção, para preenchimento de formulário padrão.